Blog Inundaweb

PIX: Vale a pena oferecer em seu e-commerce?

PIX

Se você tem acompanhado as notícias, já ouviu falar ou recebeu uma notificação sobre o PIX, o novo método de pagamento que vem dividido opiniões, será que vale a pena oferecer PIX como modo de pagamento no seu e-commerce?  

O que é?  

O PIX foi criado pelo próprio Banco Central do Brasil, e nada mais é do que uma forma de pagamento instantâneo.  

Junto com o DOC e o TED, o objetivo é facilitar a transferência de valores, diminuir o tempo entre transações -já que é instantâneo- além de estimular a concorrência entre as demais instituições financeiras.  

Para o seu cliente, a principal vantagem é a praticidade.  

Como utilizar o PIX?  

Se você tem o app do seu banco no seu smartphone, certamente já recebeu uma notificação convidando ao cadastro das chaves de identificação, ela é necessária para que você consiga aderir ao sistema.  

No aplicativo do seu banco você pode cadastrar como chave PIX, seu telefone, CPF, e-mail ou uma chave aleatória -se você prefere não usa dados pessoais-. Dessa forma cada chave será específica para uma pessoa ou instituição. Se você tem conta em vários bancos, pode criar uma chave com e-mail, outra com telefone, e assim vai.  

E o seu e-commerce?

Para utilizar o PIX no seu negócio, você precisa se cadastrar e vincular seu número identificador da conta bancária ao pix.  

Como o pagamento é instantâneo e pode ser feito pelo celular, por QR Code ou via lista de contatos (sem a necessidade de cadastrar cartões ou inserir dados bancários), a tendência é que a novidade seja uma aliada para a sua taxa de conversão e processo de vendas.  

Outro grande benefício é que, para pessoas físicas e MEIs, o PIX será gratuito, sem cobrança de taxas extras. 

Na prática, você poderá enviar e receber pagamentos entre amigos em um bar, em uma loja, em um e-commerce ou até em um comércio de rua, a qualquer hora e sem taxas. 

Como vai funcionar o pagamento? 

A partir de 16 de novembro, quando acessar o aplicativo do seu banco, verá as opções de pagamento DOC, TED e PIX.  

Ao escolher essa opção de pagamento, você precisará colocar a chave ou o QR Code para identificar a pessoa ou loja que vai receber, depois basta finalizar seu pagamento da mesma forma que faria em uma transferência convencional. 
 

E aí? Você pretende aderir ao pix?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Solicite um contato

Open chat