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O que muda no marketing digital do e-commerce com as redes sociais?

Percebam que o que muda no marketing digital é o estilo da sua aplicação, mas não a essência.

inundaweb-ecommerce-marketing-digital-internetA essência do marketing não muda, não importa o meio onde ele é aplicado. Em seu uso nas redes sociais, por exemplo, o conceito é o mesmo. Elas são uma ferramenta de comunicação e precisam ser pensadas e repensadas, analisadas constantemente, ter o resultado avaliado e encaradas com profissionalismo por pequenas, médias e grandes empresas, ou seja, devem ser amparadas por estratégias. Seu mau uso, em vez de promover uma marca, vender um produto ou concentrar “curtidas” em uma Fan Page, pode gerar crises internas intransponíveis simplesmente pela chance da empresa ter expostas em comentários uma má administração, má relação com o cliente, falhas de sistema, desorganização, atrasos na entrega de produtos ou simples “bullying” por parte dos internautas.
Para uma ação positiva dentro das redes sociais, é extremamente importante que as empresas conheçam o seu publico alvo, acompanhem a concorrência, apliquem constantes pesquisas de mercado/consumo e se adaptem às constantes transformações tecnológicas do mundo digital. É o mínimo que se pede para poder comunicar bem, aperfeiçoar a linguagem e se adaptar ao meio. Não basta estar presente onde estão os consumidores, é preciso fazer isso com profissionalismo, caso contrário crescem as chances de frustração e fracasso nas campanhas.
Gustavo Henrique de Oliveira, diretor de Web da Inundaweb, explica que é preciso ter certo cuidado com os modismos. “Muitas empresas nos procuram para desenvolver projetos de marketing digital e o gerenciamento de redes sociais é uma das exigências. Só que a empresa não tem um objetivo traçado, não conhece o seu público alvo e os diretores não tem uma cultura digital, ou seja, não tem ideia do que se passa na internet”, conta Gustavo. “Acreditamos que é nesse ponto que se diferenciam as agências sérias das que apenas fazem de tudo para agradar o cliente, sem pensar nas consequências. Nesses casos, é preciso apresentar um projeto digital para a direção da empresa”, finaliza o diretor da Inundaweb.
No projeto digital pode se incluir pesquisas, modernização de website para suportar as novas tecnologias de sites como o Google, implementação de estratégias de SEO, adequação de layout, sistemas de e-commerce e planejamento de divulgação apropriado para as redes sociais, com monitoramento de todas essas atividades, incluindo orientação de comportamento nas redes para os colaboradores.
Percebam que o que muda no marketing digital é o estilo da sua aplicação, mas não a essência do marketing como um todo. Para que qualquer campanha emplaque na web, mesmo as de e-commerce ou de qualquer outro ramo de atividade, a empresa precisa saber muito de si mesma e, principalmente, ter os objetivos bastante claros, algo que pode ser alcançado em parceria com uma agência digital. O principal conselho é fazer uma boa pesquisa de mercado, analisar a satisfação dos clientes atendidos pela agência a ser contratada e aceitar sugestões desses profissionais na hora de finalizar um projeto de marketing digital. Só assim diminuem-se as chances de erro, já que o investimento na internet, para dar certo, deve ser contínuo. Se tudo começar corretamente, não há porque se preocupar com o futuro, muito menos com as crises, que sem sombra de dúvidas terão vida curta caso apareçam.

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