Blog Inundaweb

O poder de Rebranding para marca 

Rebranding blog IN (2)

Toda vez que você para pra pensar sobre a marca de qualquer produto vários pontos são levados em consideração. É possível que você lembre das principais qualidades ou defeitos daquele produto, que lembre de momentos marcantes vividos por meio dele ou até conseguir pensar nas vantagens e desvantagens que ele tem para você. 

Vamos a um exercício rápido: o que vem na sua mente quando você lembra da Coca Cola? Você pode lembrar das características da embalagem, do sabor, da cor, de bons momentos que viveu tomando uma “coquinha geladinha” ou até do seu nutricionista te pedindo para pegar mais leve e não tomar refrigerante todo dia.  É possível visualizar diversas características da Coca. O interessante é que essa sua relação com o produto ou percepção da marca tem grande influência quando você decide ir até o mercado e comprar o refrigerante. 

No entanto, ao longo da existência das empresas, as marcas passam por diversas transformações. Assim como a nossa relação com os produtos mudam, as marcas também passam por reposicionamentos ao longo do tempo. As ações e estratégicas que desempenham essa função de reposicionar uma marca recebem o nome de rebrandig

O que é rebranding e por que é importante? 

Rebranding é um conjunto de ações que visam desenvolver e apresentar um novo posicionamento de marca, criando mudanças que contribuam com a alteração de percepção que o público tem sobre aquele produto ou serviço.  

Seja para fazer uma mudança de público (mais jovem, mais velho, por exemplo), para mudar uma imagem muito negativa sobre a empresa ou para apresentar um novo posicionamento e visão de negócios. Os motivos para passar por uma reformulação são infinitos e muitas empresas buscam estratégias para isso. 

Quando a minha empresa deve fazer um rebranding? 

A partir deste contexto, é importante avaliar o momento adequado para que a sua empresa passe por um processo de rebranding. Antes de elencarmos motivos para que o seu negócio faça um rebranding, é importante ressaltar que cada caso precisa ser avaliado de maneira específica. O diagnóstico completo e detalhado de cada empresa faz parte de um processo adequado e cuidadoso para atingir o objetivo desejado com mudanças nas empresas. 

Agora sim, conheça em quais momentos a sua empresa pode fazer um rebranding: 

  • Quando existe a necessidade de um novo posicionamento de marca, adequando a nova imagem da empresa aos seus atuais valores, sua visão de mercado e sua missão. 
  • Quando sua empresa está correndo risco de ir à falência e necessita de uma nova formulação para se manter ativa no mercado. 
  • Quando você deseja fazer alteração de nicho de atuação ou mudança de público alvo. 
  • Quando existir uma crise de imagem, havendo necessidade de estratégias para resgatar uma reputação positiva. 
  • Quando o produto passa por um grande processo de inovação e modernização. Lembrando do exemplo da Coca Cola, veja que a evolução e mudanças da identidade visual da empresa acompanhou a mudança de público, de gerações e até de estilo de vida – como as mudanças mais recentes que indicam o maior investimento em produtos sem açúcar. 

A InundaWeb é especialista em ajudar empresas a se posicionarem de maneira alinhada com os seus objetivos, contribuindo para que as marcas estejam passando uma imagem positiva dos seus produtos e serviços. Saiba como podemos ajudar o seu negócio com as mudanças que a sua empresa precisa. Entre em contato com a gente! 

Facebook
Twitter
LinkedIn