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Meu negócio se encaixa em vendas complexas?

Marketing-Digital-para-Vendas-Complexas

Sabemos que existem diversos tipos de vendas, e necessariamente elas precisam atender as necessidades dos consumidores, a flexibilidade dos mercados e até mesmo as características dos produtos ou serviços que se transformam cada vez mais rápido.  

Sua empresa provavelmente não precisa entender todos os tipos de vendas, mas também não deve se limitar a apenas uma maneira. A força de um processo comercial está justamente em saber identificar o conjunto de técnicas, abordagens e estratégias que condizem com seu negócio, considerando particularidades e objetivos.  

Para isso, é necessário, antes de tudo, saber distinguir um tipo de venda de outro.  

Vamos começar? 

O que é uma venda complexa?

Vamos definir venda complexa como uma metodologia que precisa de variados processos e integrações para funcionar. Além dessa definição, podemos dizer que: 

  • Todo o processo de uma venda complexa é muito mais difícil (e longo) do que estamos acostumados a ver no dia a dia das empresas. Envolve várias tomadas de decisão de ambas as partes, alto valor da mercadoria, entre outros fatores.  
  • Geralmente, o produto ou serviço que está sendo vendido é bem mais difícil de ser entendido pelo cliente prospectado – e é nesse ponto que entram todas as artimanhas do marketing. Lembram da frase acima, de Peter Drucker? É nessa fase que ela se encaixa.  

Logo, um dos maiores desafios de quem trabalha com venda complexa é lidar com o fato dela ser pouco conhecida no mercado ou difícil de entender. 

Você sabe a diferença entre a Venda Simples e a Venda Complexa? 

A Venda simples é o tipo de venda feito por vendedores de varejo, como em lojas, shopping, etc. Boa parte dos clientes que vão a esses estabelecimentos já têm interesse por algum produto e cabe ao vendedor convencê-lo de que ele deve comprar naquele momento. 

Já a venda complexa se assemelha mais a uma consultoria do que a venda de um produto e o tempo para bater o martelo pode variar desde uma reunião de uma hora até um ano de negociação. Logo, empresas que oferecem produtos que oscilam entre venda simples e complexa precisam determinar qual discurso é o mais apropriado para que seus negócios tenham sucesso.  

Como fazer Marketing de conteúdo para Vendas Complexas?  

Se você ainda não está fazendo este tipo de Marketing na sua empresa, o primeiro passo é ter um blog corporativo e produzir conteúdo que sejam de real interesse do seu público. 

Mas não basta sair escrevendo! 

  • É necessário pesquisar o que a sua persona está mais interessada em ler e produzir os conteúdos seguindo o mesmo ciclo do funil. 
  • Os conteúdos precisam ter palavras-chave inseridas estrategicamente no texto para trazer um número cada vez maior de visitantes por meio do ranqueamento no Google. 
  • Produzir materiais ricos como e-books também é essencial para captar os leads que poderão ser passadas ao seu time comercial. 

Agora que você sabe o que é a venda complexa e como o conteúdo pode ajudá-lo, é altamente recomendável que você aplique esse tipo de Marketing na sua empresa se quiser ter melhores resultados. Preparamos um Guia Rápido sobre Vendas Complexas, confira: 

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