Blog Inundaweb

5 erros que podem ser evitados na Gestão de Projetos Digitais

office, business, colleagues

Quem trabalha com a gestão de projetos digitais sabe o quão desafiador pode ser encaminhar uma boa estratégia do início ao fim do desenvolvimento. Diferente de empresas que trabalham com a produção de itens físicos, trabalhar com produtos digitais significa gerenciar o desenvolvimento de algo que não podemos tocar.  

Isso faz com que a gestão de projetos digitais seja mais desafiadora, porém não impossível. Neste texto, vamos falar sobre 5 erros que podem ser evitados na Gestão de Projetos Digitais: 
 
1 – Falta de um briefing claro:  

Para falarmos da gestão de projetos digitais é preciso começar do marco zero do desenvolvimento de um produto digital: o briefing do cliente ou do setor da empresa. É imprescindível para os passos futuros do desenvolvimento que o objetivo do novo sistema, app, site, ou qualquer outra forma de projeto digital, esteja bem alinhado com quem o solicitou, quem irá fazer o uso da ferramenta ou teve a ideia da mesma. 

Para fazer um bom briefing, o ideal é que um profissional de tecnologia, com boas habilidades de comunicação, converse com o solicitante ou idealizador do projeto e tenha uma visão clara do que se deseja, para depois conseguir passar tudo para a equipe de desenvolvimento. 

2 – Comunicação confusa  

Na gestão de projetos digitais existe uma equipe multidisciplinar, formada por desenvolvedores, designers, redatores, analistas e, por vezes, consultores da área em que o projeto será desenvolvido. Por isso, é muito importante que todos estejam cientes de qual etapa fazem parte, prazos e o que se espera do projeto. Neste ponto entra o profissional citado na dica 1. O desenvolvedor responsável pela coleta do briefing irá passar tudo para o gestor do projeto, que assim poderá deixar toda a equipe no mesmo passo. 

3 – Desorganização com as ferramentas de gestão  

Agora que nosso projeto já tem um bom briefing e toda a equipe sabe o que fazer, é preciso usar uma ferramenta de gestão de projetos digitais para organizar o dia a dia do time. É importante que não sejam usadas várias ferramentas de gestão ao mesmo tempo. O ideal é que seja escolhida apenas uma ferramenta, que atenda toda a necessidade de comunicação do time. Trabalhar com muitas ferramentas de comunicação ao mesmo tempo gera desgaste dos profissionais e confusão na troca de mensagens importantes.  

4  – Atrasos 

Atenção às etapas que estão sendo desenvolvidas. Aqui, a ferramenta de gestão de projetos digitais irá te ajudar. Acompanhe o andamento de cada fase e deixe a equipe informada sobre em que pé o projeto está e quem irá entrar em ação na sequência. 

5 – Problemas com a equipe  

Já temos tudo o que precisamos na parte técnica da gestão de projetos digitais. Porém, não podemos esquecer de um fator muito importante: a gestão de recursos humanos. Projetos digitais podem ser longos e desgastantes. Os responsáveis pela gestão da equipe precisam estar atentos ao engajamento do time, bem como seu bem-estar físico e emocional. O Incentivo e a valorização profissional são condições essenciais no desenvolvimento de ótimos produtos, digitais ou não. 

Um dos projetos digitais mais solicitados por clientes é o desenvolvimento de sites. Nessa área, a Inundaweb é referência na gestão de projetos digitais. Saiba mais clicando aqui! 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Solicite um contato