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E-commerce: a transformação digital dos negócios

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Se no passado muitas pessoas tinham ressalvas para comprar no comércio eletrônico, atualmente o e-commerce tem ganhado o coração e entrado de vez na rotina de muitos brasileiros. Principalmente durante a pandemia de Covid-19, com o comércio de rua fechado, muitos se viram sem saída e utilizaram a forma on-line de consumir. 

Vamos falar abaixo sobre as principais mudanças que estão sendo notadas, especialmente devido a pandemia: 

Mudanças no perfil de compras causadas pela pandemia 

Compras que antes eram feitas primordialmente de forma física, ganharam espaço no e-commerce. Entre elas estão: compras de supermercado, feira de vegetais, medicamentos, entre outros. Até mesmo pessoas que só compravam roupas e calçados em lojas físicas, para poder fazer a prova do item, acabaram se rendendo ao comércio eletrônico. Afinal, por conta da pandemia, em muitas cidades as lojas físicas foram impedidas de manter os provadores abertos para uso. 

Mudança no perfil de consumidores: 

Os clientes do e-commerce também mudaram. Éramos acostumados a ver pessoas mais jovens, com algumas exceções, consumindo em sites de comércio eletrônico. Acontece que o principal grupo de risco da pandemia, os idosos, precisou ficar em casa ainda mais tempo do que os jovens. Pessoas com mais de 60 anos viram suas rotinas de compras tradicionais, no comércio de rua da cidade, modificada pela orientação com o cuidado à saúde. Isso os levou para o e-commerce dos mais variados itens, o que obrigou o setor a se adaptar para atender esse novo cliente. Os profissionais de atendimento de lojas virtuais agora necessitam lidar com dúvidas diferentes e estarem prontos para esse novo público. 

Maior confiança 

É possível notar que com o aumento do uso do e-commerce por pessoas de idades variadas diminui a desconfiança que muitos ainda tinham com formas de pagamento e de entrega. Isso não significa que as lojas virtuais não precisam mais se preocupar em informar a segurança de suas plataformas e trabalhar para deixar o consumidor seguro. Porém, o crescimento no uso do e-commerce e a criação, com boa divulgação, de diversas novas formas de pagamento tem popularizado transações virtuais.  

Clientes bem-informados 

Quanto mais e mais pessoas utilizam o e-commerce como forma de consumir, mais bem informadas estas se tornam sobre seus direitos e como usar essa forma de comércio. 
O cliente do e-commerce de hoje sabe que pode trocar a mercadoria sem razão específica em sete dias após o recebimento, procura por cupons de desconto de influenciadores, escolhe o pagamento por boleto quando tem bom desconto e até pechincha com os atendentes de chat das lojas virtuais. 

Corrida dos lojistas para adaptação 

Com suas lojas de rua ou de shopping fechadas, os lojistas que ainda não haviam criado espaços virtuais de venda foram obrigados a encontrar soluções de e-commerce. Nesta corrida, muitos se viram perdidos entre as opções de plataforma, formas de pagamento e modos de envio. Nestas horas, é importante contar com equipes especializadas, que podem orientar quem é novo neste universo de forma clara e evitar erros, que podem causar perda de tempo e dinheiro. 

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