Blog Inundaweb

Disputa de patente entre Apple e Samsung revela procedimentos de criação

Desde a terça-feira, dia 31 de julho, a Apple está processando a Samsung pela quebra de patente.

Desde a terça-feira, dia 31 de julho, a Apple está processando a Samsung pela quebra de patente de design dos seus mais cobiçados produtos. A Maça alega que os equipamentos da série Galaxy Samsung são uma cópia do Ipad e Iphone. O julgamento corre nos Estados Unidos, na corte da juíza Lucy Koh, e é ataque contra defesa. De um lado a Apple mostra seus desenhos e formas de criação, de outro, a Samsung afirma que já trabalhava em produtos com o design do Iphone mesmo antes do seu lançamento, defendendo que a série Galaxy seria uma forma de recuperar prejuízos anteriores causados pela própria Apple.
O valor pedido pela Apple para cobrir os prejuízos é de US$ 2,5 bilhões, alegando que a Samsung agiu de maneira intencional, inclusive no uso de softwares, já que as duas já atuaram como parceiras. As discussões na corte já duram duas semanas e, enquanto não sai um veredito, pelo menos algumas curiosidades de bastidores são interessantes.
Christopher Stringer, designer industrial da Apple desde 1995, do banco de testemunhas revelou como a companhia costumava fazer seu brainstorm de marketing e de desenvolvimento de produtos: “Nós trabalhamos juntos em volta da mesa da cozinha”, disse Christopher.
Mais sobre o depoimento (em inglês)
Difícil imaginar uma empresa de bilhões definindo estratégias na cozinha, mas na Apple é assim. A quebra de paradigmas é diária e a criatividade aflora com isso. Parece até a história do Rei Arthur e seus cavaleiros, que decidiam tudo na mística Távola Redonda. Embora Steve Jobs, que já não está mais entre nós, não tenha sacado uma espada encantada do meio de uma pedra, de certa forma ele tornou-se rei e se transformou em lenda. Essa herança de não levar as breguices do mundo empresarial tão a sério, incluindo as vestimentas (ele usava jeans e camiseta), e, ainda assim, obter sucesso em praticamente todos os seus lançamentos de produtos segue inspirando muitas pessoas. Talvez por isso, em meio a um sério julgamento, ouvir que tudo era feito na cozinha seja tão interessante.
Por aqui, na Inundaweb, seguimos inspirados, criativos e acompanhando as próximas notícias. Embora pareça distante, a disputa entre Apple e Samsung interfere no nosso dia a dia, uma vez que trabalhamos com a internet e todos os seus recursos, aplicativos e sites. Não podemos esquecer que é através dos aparelhos dessas grandes companhias que as pessoas acessam a rede e qualquer mudança de comportamento faz diferença em nosso negócio. Ainda não chegamos ao ponto de discutir as estratégias na mesa da cozinha, mas podem apostar que o nosso brainstorm na mesa de reuniões é bastante agitado.
Até a próxima!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Solicite um contato