WIREFRAME: Como esse processo influência nos resultados do seu negócio

//Mercado Digital | por | 5 de abril de 2019

Para muitos, WIREFRAME é apenas uma palavra complicada que serve para enfeitar o trabalho de agencias de comunicação. No entanto, o processo de WIREFRAME utilizado por designers pode proporcionar resultados positivos para sua empresa! 

Além disso, ele ajuda a alinhar a expectativa gerada pelo cliente no desenvolvimento de um site a realidade na entrega do projeto pela agencia. Mas, você sabe o que é o processo de WIREFRAME e os resultados que podem proporcionar ao seu negócio? 

Então confira o conteúdo que preparamos para você! 

O que é o processo WIREFRAME? 

De forma simples, podemos definir o processo como uma espécie de protótipo ou rascunho para desenvolvimento de um projeto. Afinal, essa é uma forma primitiva de visualizar o escopo geral de um site ou aplicativo. 

 No processo WIREFRAME conta apenas a diagramação das estruturas do projeto. Sendo aparente apenas linhas, formas geométricas e seções do site. Dessa forma, características como cores e identidade visual não fazem parte desse procedimento. 

Esse é um processo bem democrático. Portanto cada designer vai definir a sua forma de começar o WIREFRAME, seja ele manual ou em software para edição de vetores. 

Independentemente disso, o objetivo é sempre o mesmo: Planejar as estruturas básicas do site ou aplicativo auxiliando na aplicação de conteúdos e identidade visual da sua empresa. 

Leia também: Entenda como vender mais pelo site com UX 

Porque o processo WIREFRAME resulta positivamente a empresa? 

O processo WIREFRAME resulta positivamente a empresa pois representa o primeiro relacionamento do cliente com o projeto desenvolvido pelo designer. Dessa forma, evita-se surpresas durante a criação, 

No entanto, ele proporciona outras finalidades interessantes ao seu negócio. Dente elas podemos citar: 

Assegura que o projeto seja entregue conforme o planejado 

Pense na seguinte situação: Você irá comprar uma casa que ainda está em construção. Nesse caso, suas únicas alterativas são olhar a planta no imóvel ou visitar um imóvel semelhante. 

O processo WIREFRAME resulta na mesma situação. Uma vez que a simples visualização do rascunho possibilita correções de falhas na comunicação antes que o projeto em si seja iniciado.  

Planejamento de usabilidade 

Pode até parecer estranho que fazer um rascunho melhore a usabilidade de um site ou aplicativo. No entanto, fazer uso do processo WIREFRAME resulta em maior usabilidade pois é possível planejar antecipadamente cada detalhe da jornada deita pelo usuário.  

Desde nomes de links, momentos de conversão, recursos para navegação e até mesmo falhas na arquitetura da informação. Passos essenciais para facilitar o uso do site ou aplicativo pelo seu cliente. 

Você também pode se interessar por: Como melhorar a experiência do cliente no seu site 

Aumento site e conteúdo 

Dependendo do segmento de sua empresa, é preciso pensar no tamanho que o site irá possuir ao final do projeto. Além disso, é preciso prever como e se ele crescerá ainda mais no futuro.  

Neste sentido, é importante prover na estrutura da informação um meio para que o site cresça sem impactar a usabilidade do site.  

O processo WIREFRAME resulta numa ampla visualização de oportunidades para expansão do site.  

Mais produção em menos tempo 

No mundo dos negócios sabemos que tempo é dinheiro. E no caso de desenvolvimento ou criação não é diferente. 

Dessa forma, investir no processo WIREFRAME resulta em economia de tempo. Uma vez que a equipe de desenvolvimento pode entender de forma mais rápida o escopo do projeto. 

Característica que garante sintonia entre os profissionais, diminuindo o percentual de erros durante o desenvolvimento. 

Ficou com alguma dúvida? Aproveite para deixá-la nos comentários ou entre em contato com a INUNDAWEB! 

 

inundaweb

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!