Saiba como aumentar as vendas do E-commerce com UX 

//Sem categoria | por | 11 de julho de 2019

Cada vez mais os usuários tem se interessado palas chamadas “compras online”. Se de um lado há interesse por parte do consumidor, de outro há lojistas investindo para aumentar as vendas do e-commerce. 

Embora colocar produtos a disposição do público online seja a premissa do e-commerce, esse é apenas o primeiro passo para aumentar taxas de conversão.  

Cada vez mais estratégias e planejamentos têm sido adotados para diminuir o abandono de carrinho, considerado um dos maiores temores e lojistas. Dentre as principais estratégias está o UX.  

E é por esse motivo que separamos as principais dicas de como aumentar as vendas do e-commerce com UX. Confira! 

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 O que é Experiência do Usuário ou UX? 

De forma geral, podemos definir UX ou experiência do usuário como um conjunto de elementos que buscam facilitam a navegação para o usuário. 

Esse recurso leva em consideração diversos aspectos para entender essa persona, além de levar ela cada vez mais fundo no funil de vendas. 

O design UX é baseado em 3 principais pilares que garantem maior desempenho das páginas. Ele melhora, por exemplo, o  tempo de permanecia que ajudam os lojistas na tarefa de como aumentar as vendas do E-commerce. 

Pilares para otimização de UX para E-commerce 

Usabilidade 

Em primeiro lugar, é importante saber que a usabilidade está diretamente relacionada a funcionalidade de página. Por consequência, sendo um dos principais pontos a serem trabalhos em UX. Uma vez que o objetivo seja como aumentar as vendas do E-commerce, é ideal que o usuário entenda os passos de como realizar a compra. 

Nesse sentido, a otimização de usabilidade pode contemplar ações como: 

  • Utilização de ícones para identificação de botões e links; 
  • Produtos relacionados; 
  • Busca interna no site; 
  • Botão comprar visível e em diversos pontos; 
  • Acesso ao carrinho de compras.

Conteúdo 

Dessa forma, tão importante quanto a disposição das informações para o UX é o desenvolvimento de conteúdo relevante. Afinal, ele deve ajudar o usuário a tomar a melhor decisão de compra rapidamente.  

Por exemplo, o conteúdo pode ser em formato vídeo, texto, infográfico e entre outros.  Variando de acordo com o que é possível realizar na sua plataforma de E-commerce. 

Para produzir esse conteúdo e aumentar as vendas do E-commerce algumas dicas podem ser seguidas. Por exemplo:

  • Os textos precisam ser objetivos e relevantes; 
  • Adicione descrições completas aos produtos; 
  • Disponibilize meios de contato. 

Arquitetura da informação 

Em terceiro lugar, mas não menos importante temos a disposição das informações no site. A arquitetura da informação, também conhecida como AI para UX, deve estar diretamente relacionada com o interesse de busca no usuário. 

Dessa forma, as informações devem ser de fácil compreensão seguindo sempre uma ordem lógica. Por exemplo: 

  • Realizar testes A/B;
  • Destacar informações relevantes e mais procuradas;
  • Orientar a atenção do usuário para informações de interesse da empresa.

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Em conclusão, o UX ajuda a aumentar as vendas de e-commerce, pois melhora todos os aspectos já listados. Otimizando o tempo do consumidor e facilitando a compra. 

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