User Experience: O que é UX e qual a sua importância

//Projetos//Web Design e Programação | por | 8 de janeiro de 2019

Hoje em dia, muito tem se falado em ações que visam proporcionar boas experiências para as pessoas. Pela razão que, esse conceito de focar na experiência dos usuários (User Experience) tem se mostrado bastante forte no mercado, sendo um diferencial importante para toda empresa ou marca que deseja se destacar no seu nicho e, principalmente, entre o seu público-alvo. Mas e você, sabe o que é User Experience?

Por que o User Experience é importante? Ou quais benefícios ele pode gerar para uma empresa?

Se a resposta for não, então leia esse artigo até o final e descubra tudo o que precisa saber sobre uma das tendências que vem impactando cada vez mais e de forma positiva o mercado empreendedor.

Confira!

O que é User Experience?

Antes de falar sobre a importância desse conceito, vamos deixar claro o que é User Experience.

Basicamente User Experience, mais conhecido pela sigla UX, é um conceito que está relacionado a como o usuário interage com as coisas ao seu redor.

Essa ciência procura trabalhar a relação de um produto com o usuário, inserindo o cliente em potencial no centro de todo o processo operacional de um projeto, para torná-lo o mais simples e eficiente possível.

Porque o UX é importante?

Pense nesse conceito como a espinha dorsal de um produto ou serviço. Isso porque, é através dele que se torna possível a oferta de uma experiência de compra única e satisfatória para o consumidor.

E acredite, um dos maiores erros de muitos empreendedores hoje em dia é o de não dar a devida importância às necessidades e particularidades de cada consumidor.

Entenda que a opinião do cliente sempre teve seu peso, mas hoje, ela ganhou ainda mais relevância no mercado.

Isso porque, atualmente existem vários canais onde ele pode expor suas opiniões. Desta maneira, esse feedback pode impactar diretamente na imagem da sua marca, e consequentemente, nos seus resultados.

Quando você tem um UX satisfatório, certamente as chances de fidelização de clientes são maiores. Isso porque, como eles se sentem bem e satisfeitos, tendem a comprar novos itens/serviços e até mesmo a divulgar a sua marca.

O UX digital e físico

Mais do que saber o que é User Experience, é necessário entender como ele é aplicado em ambientes digitais e físicos. Como estamos em plena Era Digital, muitos empreendedores acreditam que só a experiência do usuário no meio online é importante.

Como, por exemplo, criar um site responsivo onde o cliente possa conhecer os produtos. Contudo, aspectos físicos também são igualmente relevantes.

O atendimento presencial, por exemplo, faz parte de uma boa UX.  Com isso, a entrega de produtos também está inserida nessa questão. Ou seja, a experiência do usuário envolve todas as interações e emoções do cliente com a sua marca. Desde o momento que ele conhece seus produtos/serviços, até o pós-compra.

Logo, você não pode resumir todo ao mundo digital ou físico. É necessário pensar em ações que visam otimizar a experiência do usuário nos dois ambientes.

Quais as vantagens de ter uma experiência de usuário satisfatória?

Quando você proporciona um bom UX, acaba desfrutando de vários benefícios, como:

Redução de custos

Quando você analisa as necessidades do cliente, certamente acaba tendo um planejamento mais eficaz e reduz custos. Além disso, o índice de retrabalhos diminui drasticamente.

Aumente o valor do produto

Uma boa experiência consegue aumentar o valor do produto, fazendo que, como resultado, o cliente tenha a sensação que a compra realmente valeu a pena.

Aumenta a taxa de conversão

Uma boa experiência também influência diretamente na taxa de conversão da sua marca. Ou seja, quando o cliente se sente satisfeito com a compra, a chance dele comprar novamente com a sua marca é muito maior.

Fidelização

Uma vez que você oferece uma excelente experiência de compra para os seus consumidores, as chances dele voltar a comprar com você, ou indicar a sua empresa para conhecidos são maiores. Com isso, eleva o poder de fidelização e também de captação de clientes da sua marca.

Ganhe destaque no mercado

Finalmente, quando o seu produto tem mais valor, o nível de fidelização é alto e sua marca tem uma boa imagem perante os consumidores, você acaba ganhando destaque no mercado.

Portanto, agora que você sabe o que é User Experience e a sua importância, não deixe de buscar e aplicar ações que estejam voltadas para a otimização da experiência dos seus clientes. Assim, todos saem ganhando.

Gostou do post? Então aproveite para conferir também o artigo sobre Como aumentar as vendas pelo site com UX.

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