Topic Clusters: o que é e o que faz o novo SEO?

//Marketing Digital | por | 19 de dezembro de 2018

Você já ouviu falar em Topic Clusters? Essa é uma nova estratégia que tem conquistado cada vez mais espaço na web. E promete substituir o SEO em um futuro próximo.

Isso mesmo! Desenvolvida pela HubSpot, uma das principais desenvolvedoras de softwares de inbound marketing, a Topic Clusters foi gerada com base em observações feitas em relação as buscas de usuários ao redor do mundo.

Basicamente, Topic Clusters são grupos de conteúdo que são estruturados em torno de um tópico central, e que se interconectam.

Pense nessa estratégia como se ela fosse uma teia. Existe um núcleo central, mas também existem várias ramificações, que se interligam a esse núcleo, formando uma verdadeira rede de informação.

Apesar de muitas pessoas afirmarem que a Topic Clusters irá substituir o SEO, o que os especialistas dizem é que ela funcionará como um complemento desse conjunto de estratégias.

Confira nesse post tudo o que precisa saber para entender melhor como funciona a Topic Clusters e se mantenha atualizado sobre essa nova tendência do marketing digital.

Como funciona a Topic Clusters

A estrutura básica da estratégia Topic Clusters leva em consideração três elementos. São eles:

· Post Pilar

O post pilar é considerado o núcleo dos conteúdos, pois é ele quem sustenta todos os outros grupos interligados. Esse conteúdo precisa abordar o assunto do tópico de forma abrangente.

Por esse motivo, ele utiliza uma única palavra-chave, que geralmente é de topo de funil.

Esse post precisa ter muita relevância para a empresa ou marca, até mesmo para que seja possível obter um bom ranqueamento.

· Clusters

Uma vez que você tenha o seu post pilar, é necessário desenvolver os clusters, que nada mais são do que os grupos de conteúdo que serão interligados em forma de teia no Topic Clusters.

Eles precisam ser desenvolvidos com bastante atenção, pois esses grupos de conteúdo servirão de complemento para o post pilar, aumentando a sua relevância na web. Por apresentar um conteúdo mais específico, é necessário trabalhar a definição de palavras-chaves de forma detalhada nesse caso.

É importante que os clusters conversem entre si, e também com o núcleo, para garantir a unicidade da estratégia.

Além disso, é muito importante que os clusters sejam específicos. Ou seja, eles não podem se estender muito para outros assuntos.

O objetivo desses grupos é abordar os temas de forma mais minuciosa. E, cada cluster precisa referenciar e abordar de forma leve os demais assuntos, para que tudo se interligue.

· Linkagem

Esse é um elemento muito importante dentro do Topic Clusters. Os links internos são indispensáveis dentro dessa estratégia, pois eles também ajudarão a dar mais relevância para o Post pilar.

Contudo, o trabalho de linkagem não pode ser feito de qualquer maneira. Na verdade, os links precisam seguir uma série de regrinhas para garantir que a abordagem seja realmente funcional.

Por exemplo, cada cluster precisa estar linkado para o Post Pilar, sempre ancorado na palavra-chave dele.

Além disso, o post pilar precisa linkar o cluster quando ele citar o grupo. O ideal é colocar uma chamada do tipo “Saiba Mais” e na sequencia fazer a linkagem.

Dessa forma, é possível desenvolver a teia do Topic Clusters. Como você deve ter observado toda essa estrutura é bastante completa.

O que é preciso para desenvolver um Topic Clusters de sucesso?

Para que essa estratégia seja desenvolvida com sucesso, é necessária uma organização detalhada. Nesse caso, o mais indicado é fazer todo o planejamento da estratégia antes de colocá-la em prática.

Ou seja, você precisa elencar qual será o post pilar e todos os clusters previamente. Assim, será mais fácil estruturar cada conteúdo de modo que a linkagem funcione.

Se você produzir todos os conteúdos para só então pensar na linkagem terá dificuldades de colocar os links internos. Isso sem contar no tempo adicional que será necessário.

Por isso, antes de qualquer coisa, sente e pense em toda essa estruturação. Inclusive existem ferramentas que podem te ajudar nesse processo, como a Coggle. Com ela ficará mais fácil visualizar os posts e organizar tudo.

O Topic Clusters promete ser a nova estratégia para ranqueamento de conteúdos. Por isso, não deixe de começar a pensar na aplicação dela dentro do seu negócio.

inundaweb

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!