Entenda o que é ROI, quais são os seus benefícios e como calcular

//Sem categoria | por | 5 de outubro de 2018

Você está iniciando um negócio, mas não faz ideia do lucro que ele pode gerar e se o mesmo compensará todo o investimento realizado? Pois saiba que é possível prever informações como essas calculando o seu ROI. 

Todo empreendedor, independentemente do porte ou segmento, precisa entender esse indicador. Afinal, é justamente ele que mostrará se o dinheiro investido no empreendimento está gerando um bom retorno financeiro e qual a sua margem de lucro atual. 

Nesse artigo você vai conferir o que é o ROI, quais os seus benefícios e o que ele pode proporcionar e como calculá-lo sem erro. Confira! 

O que é ROI? 

ROI é a sigla para o termo em inglês Returno on Investments, que em português significa Retorno Sobre Investimentos. Basicamente, ele tem como objetivo calcular o retorno financeiro obtido sobre um investimento que você realizou.  

Através desse cálculo simples é possível verificar se os valores de retorno realmente são bons, e se o seu empreendimento está perdendo ou ganhando dinheiro.  

Principais Benefícios do ROI 

O ROI é uma ferramenta amplamente utilizada por empreendedores hoje em dia. Já que ela oferece informações valiosas sobre o desempenho da empresa. Além disso, essa ferramenta também promove outros benefícios, tais como:  

Identificar retorno de cada produto ou serviço  

Com esse indicador, você consegue saber o retorno de qualquer serviço ou produto oferecido. Isto representa, por sua vez, uma excelente maneira de avaliar quais itens estão dando mais lucros para a empresa e quais devem ser repensados ou até mesmo descartados do seu catálogo de vendas.  

Potencializar suas ações de marketing 

Com o ROI, você poderá ter as respostas que precisa para dar continuidade, bem como para reforçar, corrigir, cancelar ou substituir qualquer ação de marketing para os seus produtos. 

Serve para todos os portes e segmentos  

Por ser um cálculo simples e que usa poucos elementos, ele pode ser facilmente utilizado em qualquer empreendimento. Independentemente do porte ou segmento.  

Não é à toa que o ROI tem tanta importância dentro do mercado atual. 

Como calcular o ROI 

O cálculo de ROI é bem simples. Você só precisa subtrair os seus custos, que representa o valor investido no negócio, da receita obtida a partir do valor investido. Feito isso, você divide o valor obtido pelo valor investido no seu negócio. E o resultado dessa conta deverá ser multiplicado por 100, para você estabelecer a sua porcentagem de lucro.  

Para ficar mais fácil vamos dar um exemplo prático. Digamos que você começou a vender cupcakes para obter renda extra. Para fabricar 70 cupcakes, você tem um custo de R$ 60,00. E cada cupcake é vendido a 5 reais. 

Logo, você terá uma renda de R$ 350,00.  

Subtraindo custos e receita, para depois dividir o resultado novamente pelos custos, você chegará ao valor de 4,83 reais. Em seguida, multiplica-se esse valor por 100, que dá o equivalente a 483%. Ou seja, a cada real investido, você teria R$ 4,83 de lucro. Sendo assim, 483% ou 4,83 reais seria o seu ROI. 

 

Como usar o ROI no seu dia a dia 

O ROI pode ser utilizado no seu dia a dia, no sentindo de gerar o aperfeiçoamento constante do seu empreendimento. Se o seu valor for negativo, é necessário identificar o que está prejudicando os seus lucros.  

Você deverá analisar, por exemplo, se os custos estão elevados demais, ou se o preço de venda está baixo. A partir disso, será possível estabelecer melhorias para aperfeiçoar o seu negócio.  

Apesar do ROI ser importante, no sentindo de ajudar a calcular o lucro por investimento, ele não é o único indicador que precisa ser verificado. Vários medidores precisam ser levados em conta, para garantir a saúde da sua empresa.  

Quer mais dicas como essas? Então aproveite para nos seguir nas redes sociais e fique por dentro das novidades.  

 

inundaweb

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!