As lições de marketing que o esporte pode ensinar

//Dicas e Tutoriais//Marketing Digital | por | 16 de outubro de 2018

O bom profissional de marketing consegue extrair o que há de melhor dos mais diversos meios. E com os esportes é possível aprender diversas lições importantes que podem fazer a diferença entre o fracasso e o sucesso.

Algumas das melhores podem ser aprendidas com o jogo de poker. Os maiores atletas desse esporte são conhecidos por serem tomadores de riscos calculados, que sempre adoram desafios e nunca cansam de se testar.

Todos os grandes competidores de poker atingiram o sucesso saindo da zona de conforto e encarando desafios de frente o tempo todo. Daniel Negreanu, um dos melhores competidores de poker da história, explicou melhor durante uma entrevista recente para a PokerNews.

“Eu adoro jogar o jogo quando é difícil. Eu vou ser honesto, em 2004/05 o jogo foi fácil porque todo mundo era ruim comparado ao jeito que eu jogava. Agora, sabendo que há jogadores que são melhores do que eu, isso é divertido para mim porque há um lugar para crescer.”

Negreanu venceu dois World Poker Tour e seis World Series of Poker. Ouvir essa frase vinda desse campeão anos depois dessas conquistas mostra a importância de sempre buscar desafios mesmo quando se já está no topo.

“Na World Series of Poker, notei que havia muitos bons jogadores; eles melhoraram em jogos mistos. Eu percebi que se não estou praticando, vou ficar para trás. Eu me orgulho de ser realmente bom em jogos mistos, mas a verdade é que, se eu não estou praticando contra os melhores jogadores do mundo regularmente, eu perco um pouco de vantagem”, completou o profissional.

Profissionais de marketing inteligentes estão constantemente otimizando suas campanhas e testando novas táticas no mercado para melhorar a imagem das suas marcas e aumentar os lucros.

Outra lição valiosa que o poker pode ensinar para o profissional do marketing digital é a necessidade de saber administrar corretamente um orçamento. Com a palavra, Negreanu.

“Você pode ser o melhor jogador do mundo, mas se você jogar acima da sua banca, tipo, muito acima, é garantido que você vai à falência. Você simplesmente não pode esquecer disso. (…) É realmente importante, certamente para os profissionais, focar sua banca de duas formas. Nº 1, verifique se você está jogando nos jogos certos. Nº2, reduza suas despesas. Se você quer ganhar dinheiro, gaste menos.”

Como disse o competidor, aqui são duas lições que precisam ser aprendidas. A primeira é que é necessário saber se o orçamento realmente está sendo gasto com as campanhas e coisas certas.

A segunda é se certificar de que sempre é possível reduzir as despesas e conseguir realizar os mesmos objetivos com muito menos recursos. Por exemplo, criar um site funcional e rápido pode custar centenas ou até mesmo milhares de reais, mas sempre é possível conseguir um bom desconto ao pagar tudo à vista.

Também é importante saber se arriscar quando necessário. O campeão de boxe Muhammad Ali tem uma frase famosa que sintetiza muito bem isso. “Aquele que não é corajoso o suficiente para assumir riscos não realizará nada na vida”, disse o boxeador durante uma entrevista.

Isso consiste em um excelente mantra de marketing para os profissionais da área. Para alcançar o sucesso na profissão, é preciso assumir riscos criativos, especialmente pelo fato de que o tempo de atenção do consumidor está ficando cada vez menor e ganhar olhos é mais difícil do que nunca.

Fundamental no esporte, procurar maneiras de melhorar e sair da zona de conforto também é fulcral no marketing

raquetada 1024x680 - As lições de marketing que o esporte pode ensinar

 

 

 

É claro que todo mundo sempre quer ter sucesso e ninguém gosta de fracassar. Entretanto, é praticamente impossível ser bem-sucedido o tempo todo e é preciso aprender a lidar bem com os fracassos de uma maneira saudável.

Todos os melhores esportistas fracassam muitas vezes. Michael Jordan é um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos e o quarto melhor jogador da NBA em pontuação total na temporada regular.

“Eu perdi mais de 9.000 cestas na minha carreira. Eu perdi quase 300 jogos. Em 26 ocasiões diferentes eu tive a chance de fazer a cesta vencedora do jogo e a perdi. Eu falhei de novo e de novo minha vida. E é por isso que eu tenho sucesso ” explicou Jordan.

O lendário jogador de beisebol Mickey Mantle tem uma frase parecida sobre como atingiu seu recorde de rebatidas.

“Durante meus 18 anos, eu bati quase 10.000 vezes. Eu rebati cerca de 1.700 vezes e andei aproximadamente 1.800 vezes. Geralmente, um jogador de beisebol tem cerca de 500 possibilidades de rebatida por temporada. Isso significa que (durante a minha carreira) joguei sete anos sem bater na bola.”

Se até mesmo esses superatletas podem falhar, qualquer profissional também pode.

Nem todas as campanhas terão sucesso e nem todos as marcas atingirão todo o sucesso esperado, especialmente logo na primeira tentativa. O importante é não desistir, arrumar os erros encontrados e continuar tentando até conseguir atingir o que se quer.

Todo esporte tem um conjunto diferente de regras. E todos os atletas esportivos sabem que não podem ganhar o jogo sem segui-las. Assim como o esporte, o marketing também tem regras que precisam ser seguidas.

Não importa qual canal de marketing está sendo utilizado. Do e-mail marketing ao marketing de mídia social, é preciso conhecer as regras de cada um desses canais para utilizá-los da melhor maneira possível.

Por exemplo, os profissionais que utilizam ferramentas de marketing por e-mail sabem que existem diversas regras gerais que todo e-mail marketing precisa seguir para manter o seu conteúdo bem longe da pasta de spam.

O mesmo vale para o Facebook. A plataforma social conta com diversas regras próprias que merecem ser aprendidas para maximizar o uso dessa importante ferramenta para o marketing.

Assim como no esporte, alcançar o sucesso no marketing exige muito tempo, esforço e uma direção clara com metas e diretrizes bem estabelecidas.

Todo profissional de marketing sabe disso, mas o que eles podem realmente aprender com os esportes é que o estabelecimento de metas não é apenas uma tarefa, é um processo.

A melhor maneira de alcançar o sucesso não é apenas definir metas, mas também definir o caminho certo. Além disso, é preciso planejar, executar e monitorar as ações para garantir que essas metas serão atingidas ao longo do tempo.

Essas são apenas algumas das lições de marketing que os esportes podem ensinar. O assunto é muito vasto e poderia ser o tema principal de diversos artigos e estudos, mas somente aplicar as lições mencionadas aqui já melhorará muito os seus processos e resultados.

 

inundaweb

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!