Marketing 4.0: soluções digitais para o seu negócio

//Marketing Digital | por | 18 de janeiro de 2019

A Era Digital trouxe com ela uma série de mudanças importantes para o mercado. Consequentemente, uma das tendências que mais cresce entre as marcas é o Marketing 4.0.

Ele nasceu junto com uma grande mudança no perfil dos consumidores. Isso porque, com a popularização da internet, os clientes passaram a ter a necessidade de saber o máximo de informações sobre os produtos. E claro, sobre os serviços que desejam adquirir.

Além disso, os consumidores também passaram a valorizar questões importantes. Como por exemplo, a preocupação das empresas com movimentos sociais e sustentabilidade. Ou seja, simplesmente ter um produto de qualidade ou um preço atrativo já não é mais suficiente.

Confira nesse post tudo o que precisa saber sobre o Marketing 4.0 e aproveite para esclarecer suas dúvidas sobre o assunto!

Marketing 4.0: O que é ?

O Marketing 4.0 é uma ampliação do conceito de marketing 3.0. Agora as marcas precisam adaptar seus produtos e/ou serviços visando a era digital. Com isso, o objetivo se torna oferecer uma estrutura adequada em cada fase da jornada de compra, para assim atender a uma demanda de consumidores cada vez mais exigentes.

As pessoas estão recorrendo cada vez mais ao meio virtual para buscar por produtos e serviços. Como resultado, as empresas precisam encontrar uma forma de aliar suas ações de marketing tradicional, com as estratégias de marketing digital. Desta maneira, é possível alcançar o maior número de consumidores e assim ganhar mais autoridade e influência no mercado.

Como aplicar o Marketing 4.0 no seu negócio?

Essa é a grande dúvida da maioria dos empreendedores. Mas como colocar o Marketing 4.0 em prática nas empresas, mesmo as de pequeno e médio porte?

No entanto, se esta também é sua dúvida, saiba que existem várias maneiras de aplicar esse conceito e nós separamos algumas delas abaixo. Confira:

Foque no multicanal

Uma empresa que deseja implementar o Marketing 4.0 no seu dia a dia, precisa manter perfis em diferentes canais. Bem como apostar em várias ferramentas de interação. Isso porque, o consumidor tem o hábito de fazer suas buscas online utilizando diversos meios. Seja através de reviews no Google, ou no Facebook, por exemplo.

Por isso, se a ideia é obter um maior alcance, então investir em diferentes canais é algo que você deve fazer.

A experiência do usuário deve ser valorizada

Essa é uma questão que surgiu no marketing 3.0, mas que agora ganha mais força no Marketing 4.0. A experiência do usuário é um dos pilares desse conceito.

Hoje, para uma empresa conseguir vender mais e ter uma identidade forte no mercado, ela precisa proporcionar uma experiência excepcional para o consumidor. Desta maneira, a satisfação dele impactará diretamente na fidelização, bem como na divulgação da sua empresa.

Monitoramento constantes

Mais um dos pontos relevantes para você conseguir colocar em prática o Marketing 4.0 é o monitoramento constante de métricas.

Hoje em dia, as métricas estão cada vez revelando informações valiosas para os empreendedores.

Ou seja, por meio dessas informações, é possível saber exatamente o comportamento do seu público. Mais do que isso, você consegue até mesmo prever atitudes para se preparar ou evitar problemas que possam comprometer os seus resultados.

Dessa forma, qualquer empresa que deseja aderir a essa tendência terá que investir pesado na questão de monitoramento. Em suma, gigantes do mercado, tanto de produtos como de serviços, já apostam nisso há algum tempo e tem acertado em cheio no que se refere às necessidades dos clientes.

Conclusão

Em resumo, o Marketing 4.0 é algo que já está revolucionando o mercado. E apenas as marcas que colocarem esse conceito em prática poderão se fortalecer em seus segmentos e aumentar seus resultados. 

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