Inbound Marketing: entenda esta ferramenta

Em sintonia com o surgimento de novas tecnologias e crescimento das redes sociais, bem como o entendimento dos reais interesses do consumidor, surgiu o Inbound Marketing: uma nova maneira de se comunicar e atrair clientes.

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No Inbound Marketing quem dita como a comunicação vai ser feita é o cliente, não mais a empresa. O consumidor, ciente do seu poder de escolha frente tantas marcas e empresas, é quem diz para a organização como ela deve proceder ao demonstrar seus interesses. Assim, uma produção de conteúdo direcionada é possível.

 

Esta estratégia procura conquistar o cliente, uma técnica que traz muito mais retorno, pois o potencial consumidor não se sente “atacado” pelo marketing, como é na estratégia Outbound, na qual empresas usam táticas como a compra listas de e-mail, geralmente acabando na lista de spam.

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O “novo marketing” busca atrair as pessoas que realmente têm um interesse no produto ou serviço que a organização oferece além de buscar leads, consumidores fiéis que passem a divulgar a marca por conta própria.

 

Existem várias estratégias para alcançar esse objetivo:

  • No Inbound Marketing a principal ferramenta é a produção de conteúdo de qualidade para atrair o público-alvo da empresa.
  • Ao trazer o seu público-alvo até você, a captação de leads é o passo seguinte. Os leads são os usuários que fecham o negócio e são fidelizados. São solicitados dados de contato em troca de conteúdos: e-books, vídeos, listas, dicas e afins. Os conteúdos providos através de blogs, newsletters, redes sociais e outros meios digitais são fontes de assuntos que interessam esse cliente e então ele se torna um influenciador, replicando o conteúdo produzido e atraindo mais consumidores.
  • A partir de uma base de consumidores fidelizados é possível estuda-los e personalizar ainda mais os conteúdos gerados, alcançando melhores resultados.
  • É preciso considerar também o meio no qual seu conteúdo será divulgado. É absolutamente necessário, no cenário atual, possuir um site responsivo, que se adapte a qualquer interface pela qual o usuário tente acessa-lo: desktop, laptop, tablete, smartphone e outros dispositivos. Como indicado no estudo realizado pela Criteo, no fim de 2015, mais da metade dos consumidores são multi-canais: utilizam diversos dispositivos mobile para acessar os sites antes de finalizar um pedido, e este número tende a crescer.

Inbound Marketing

Para atrair este consumidor multimídia, leads e influenciadores, a marca precisa estar presente nos diversos meios de comunicação digital: blogs, redes sociais, YouTube, SEO, e-mail marketing e Google são apenas alguns exemplos.

 

E quando falamos em marketing de conteúdo, o blog é uma ferramenta importantíssima. A partir do blog é possível distribuir um conteúdo focado com informações importantes, dicas, respondendo as dúvidas do consumidor.

 

O layout do site, e de outras mídias, precisa ser fácil navegação, intuitivo. Um design bagunçado confunde e frustra o potencial cliente que, frente a enorme concorrência do mercado, busca outro fornecedor que atenda as suas expectativas.

 

O Inboud Marketing pensa o conteúdo certo, nos meios certos, para as pessoas certas. Atraindo clientes de maneira orgânica ao oferecer conteúdo ao invés de “empurrar” produtos. O cliente tem o poder e a estratégia é pensada considerando isto.

 

Quer saber mais sobre as estratégias, como aplicá-las e seus resultados? Então confere nosso post sobre o uso de Inbounding Marketing para o e-commerce.

Jessica Beker

Jessica Beker Estudante de comunicação organizacional, produtora de conteúdo na Inundaweb, gamer, ativista social e tenta cozinhar de vez em quando.

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