Estratégia de conteúdo: qual é a frequência ideal para postar nas redes sociais?

//Marketing Digital | por | 10 de Abril de 2015

Que marcar presença nas redes sociais é essencial todo mundo já sabe. Mas você já parou pra pensar na frequência ideal em que isso deve acontecer? É preciso ter um ótimo planejamento para encontrar o equilíbrio sem ser irritante mas também não cair no esquecimento. Olha só o que algumas pesquisas falam sobre a rotina de postagens nas principais redes sociais.

 

faceFacebook: primeiramente é preciso ter em mente que quanto mais dinâmica uma rede social é, com mais frequência você precisa postar. No caso do Facebook, o post chega ao seu limite de alcance em cerca de 3 horas, depois disso o engajamento vai diminuindo. Sendo assim, o ideal é publicar uma ou duas vezes por dia no Facebook, com uma frequência maior a sua publicação irá aparecer cada vez para menos pessoas, perdendo alcance e engajamento.

 

instaInstagram: também uma rede bastante agitada, o Instagram segue a dinâmica do Facebook e, da mesma forma, é ideal publicar uma ou duas vezes por dia. Para ter um melhor alcance a dica aqui é usar e abusar das hashtags, que servem como hiperlinks indexáveis onde os usuários podem buscar um termo específico e encontrar todas as imagens relacionadas ao assunto.

 

inLinkedIn: rede social muito conhecida e utilizada no meio empresarial, no LinkedIn a frequência de postagens pode ser bem mais leve. O indicado é de uma a três publicações por semana, focando sempre em um conteúdo relevante para seu seguimento de atuação.

 

g+Google Plus: apesar de ser pouco utilizado no Brasil, o Google Plus tem como principal vantagem ser uma rede indexável, o que significa ter mais relevância para o Google.  É possível publicar uma ou duas vezes por dia, com uma abordagem um pouco mais formal que redes como Facebook, Twitter e Instagram.  No G+ as hashtags também são bastante importantes para as buscas.

 

twitterTwitter: ainda mais rápido e dinâmico que o Facebook, no Twitter o ápice do alcance de um tweet é em duas horas. Assim, é possível publicar de 4 a 5 vezes por dia. Além disso, em uma recente parceria com o Google, agora o Twitter também é indexável e inclusive pode exibir tweets relacionados ao assunto de pesquisa.

 

pinPinterest: com uma forma de funcionamento um pouco diferente, no Pinterest a qualidade importa muito mais do que a quantidade. É possível fazer até 4 pins por dia ou um carregamento semanal, mas desde que as imagens tenham uma boa qualidade. Um fator importante é que o Pinterest exibe as imagens priorizando os pins mais recentes, por isso é interessante “dar pin” ou “repin” nas suas próprias imagens para que elas voltem a ser exibidas.

 

Apesar dessas recomendações, é bem importante lembrar que a quantidade ideal de publicações também depende da área em que a sua empresa atua e no público alvo que ela pretende atingir. Por isso, é fundamental ter uma boa estratégia, selecionando quais serão as redes trabalhadas e a frequência em cada uma delas. Ainda assim, não tenha medo de fazer diferentes testes e avaliações para alcançar os melhores resultados.

 

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Maria Eduarda Gavazzoni

Maria Eduarda Gavazzoni Comunicóloga Institucional, sou redatora web e trabalho com produção de conteúdo e social media na Inundaweb. Pode me chamar de Duda.

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