Entenda como vender mais pelo site com UX

//E-commerce//Projetos | por | 15 de janeiro de 2019

Quer saber como vender mais pelo site? Nesse caso, é preciso investir na estratégia certa. E o melhor caminho para elevar seu poder de vendas é investindo em User Experience (UX). Isso porque, o UX é uma ciência que pode impactar positivamente nas suas vendas.

Exatamente isso que você leu! E fazemos essa afirmação por uma razão bem simples. Porque se o cliente tem uma experiência ruim na sua loja virtual, seja por conta demora na abertura da página, ou até mesmo por ela não ser responsiva, provavelmente ele desistirá da compra.

Sendo assim, investir em meios para otimizar a experiência dos usuários que tem interesse no que você tem a oferecer é o primeiro passo que pode dar rumo a conquista de boas vendas.

E para lhe ajudar nesse processo, separamos alguns pontos e dicas essenciais para aprender a vender mais pelo site com UX. Confira!

Como vender mais pelo site com UX: Estude o comportamento do seu cliente

Para aplicar UX corretamente, você precisa de informações para basear as suas estratégias. Logo, antes de qualquer coisa, você deve procurar entender o comportamento do seu cliente.

Por exemplo, se ele acessa o seu site, na maioria das vezes, através de dispositivos móveis, então o seu e-commerce precisa oferecer um visual mais responsivo. Ou se o seu público acessa sua página de vendas durante a noite, então o ideal é montar estratégias que forneçam mais ofertas no site durante esse período do dia.

Seu site precisa ser intuitivo

Outro aspecto importante do seu site que envolve UX é a forma como os processos são feitos. O seu e-commerce precisa ser intuitivo, ou seja, os usuários não podem ter qualquer tipo de dificuldade em ver os itens, escolher a forma de pagamento e etc.

Logo,você precisa dar foco aos chamados microtextos e botões de ações, como “adicionar ao carrinho”, “calcular frete” entre outros.

Pense em todos os aspectos da compra

O UX não envolve apenas a questão digital do site, mas outros aspectos que estão ligados a ele. Por exemplo, se o seu cliente compra pela sua loja virtual, mas a entrega demora mais do que o prometido, isso fará que ele tenha uma experiência ruim.

Mesmo que todo o processo dentro do seu e-commerce tenha sido satisfatório, o consumidor não se sentirá satisfeito.

Sendo assim, uma das dicas sobre como vender mais pelo site é pensar em todos os aspectos da compra. Ou seja, desde o momento que o cliente entra no seu site, até a entrega e um possível pós-venda.

Atendimento durante a compra

Muitos clientes têm dúvidas durante o momento da compra. Seja em relação a características dos produtos, ou quanto a possíveis trocas.

Por isso, para aplicar uma UX satisfatória você precisa focar no atendimento durante esse momento. Disponibilizar um chat, por exemplo, pode agregar muito em relação à experiência do usuário, fazendo que ele concretize a compra rapidamente e até mesmo retorne ao seu e-commerce posteriormente.

Crie uma jornada de compra objetiva e sem distrações

O layout do seu site deve permitir que uma jornada de compra objetiva e sem distrações seja construída. Assim, o seu cliente deve ser conduzido a concretizar a ação, sem perder muito tempo.

Por isso, mais uma das dicas sobre como vender mais pelo site é deixar de lado elementos que tirem a atenção dos consumidores.

Possibilidade de feedback

Na primeira dica listada nesse post, comentamos que para aplicar UX você precisa se basear em dados concretos. E quem melhor para fornecer essas informações do que seus próprios clientes, não é mesmo?!

Por isso, mantenha um sistema de feedback funcional para cada compra que os clientes realizarem. Consequentemente, com base em suas opiniões, será possível definir e aplicar melhorias que possam impactar positivamente a experiência do usuário no seu site.

Faça testes A/B

Mudanças no UX nunca devem ser feitas com base em achismos. E a melhor forma de testar novos elementos é através de testes A/B.

Através desses testes e também das métricas geradas por seu site, você pode verificar o que está dando certo no seu e-commerce, e o que precisa ser mudado. E tudo isso baseado em informações reais.

Dessa forma, é possível melhorar constantemente a UX, fazendo com que suas vendas cresçam.

Conclusão

Viu como vender mais pelo site melhorando UX é possível? Tudo é uma questão de focar na experiência do consumidor e focar em diferentes fatores que contribuem para ela ser positiva.

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