Quais são as diferenças entre inbound e outbound marketing?

//Inbound Marketing | por | 9 de novembro de 2018

Quem atua com construção de estratégias de divulgação, com certeza já ouviu falar nos termos inbound e outbound marketing. Contudo, apesar de ser bastante popular e importante para o planejamento estratégico de campanhas, eles ainda geram muita confusão na cabeça das pessoas.

E se você também não sabe a diferença entre Inbound e outbound marketing, continue lendo esse post até o final e confira alguns pontos distintos envolvendo essas duas estratégias e que certamente irão ajudá-lo a entender melhor essa diferença.

Confira!

Inbound e outbound marketing: Entenda a diferença

Para aplicar corretamente o Inbound e outbound marketing em suas campanhas de marketing digital é preciso, inicialmente, entender que essas duas estratégias se diferem em vários pontos:

Impactação do consumidor

Esta é uma das principais diferenças do inbound e outbound marketing. No caso do inbound marketing, o consumidor é impactado indiretamente. Ou seja, essa estratégia trabalha com a preparação dele para o consumo.

É justamente por isso que uma das principais ferramentas dessa abordagem é a produção de conteúdo, que visa mostrar para o possível cliente como a marca, serviço ou produto pode ser útil, só que usando uma linguagem mais sugestiva.

Já o outbound marketing age impactando o consumidor diretamente. Isso porque ele trabalha com inserções de campanha que mostram realmente que aquilo é uma propaganda. Comerciais, anúncios em revistas, outdoors, dentre outros, fazem parte das ferramentas usadas no outbound marketing.

Interatividade

Outra diferença entre inbound e outbound marketing está no quesito interatividade.

O inbound marketing apresenta ferramentas que possibilitam ao consumidor interagir com quem está fazendo aquela estratégia. Por exemplo, em uma postagem no Facebook, onde a pessoa pode comentar e falar diretamente com a marca.

Já no caso do outbound marketing o consumidor apenas recebe a mensagem. Não há essa interação, pois as mensagens são mais engessadas. Por exemplo, se a pessoa vê um comercial na TV, ela não pode questionar instantaneamente algo sobre o comercial.

Mensuração de dados

Também podemos diferenciar inbound e outbound marketing por conta da mensuração de dados.

No caso da primeira opção, o levantamento e análise de informações sobre campanhas são muito mais fáceis e detalhados. Dependendo da plataforma, é possível saber quantas pessoas viram a ação, quantas clicaram em algum link e qual o perfil do consumidor. Além disso, toda essa parte de mensuração é bem mais barata e precisa.

No caso do outbound marketing, esse levantamento de informações é bem mais complexo. Você não consegue mensurar, por exemplos, quantos consumidores compraram determinado produto em função de um comercial em específico.

Isso sem contar que a precisão é inferior e a mensuração custa mais caro. Afinal, é necessário fazer um longo trabalho de pesquisa pessoa a pessoa, para concluir cada campanha.

Segmentação

Por fim, uma das principais diferenças do inbound e outbound marketing é a questão da segmentação.

O outbound marketing, por se tratar de uma abordagem em massa mais cara, não permite a realização do trabalho de segmentação. Os comerciais e anúncios são desenvolvido para atingir o maior número de pessoas possível, sem dar tanta atenção para as demandas e necessidades de grupos específicos dentro do público-alvo.

Já no caso do inbound marketing é possível segmentar cada abordagem, tornando as campanhas muito mais direcionadas e assertivas.

Por exemplo, através do e-mail marketing é possível trabalhar tanto a pessoa que está pesquisando uma solução para determinado problema, como aquela que já sabe qual produto pode ajudá-la e só está buscando as melhores condições.

Conclusão

É muito importante que você saiba a diferença entre inbound e outbound marketing. Com esse conhecimento, será mais fácil definir onde a aplicação de cada estratégia se faz mais necessária.

Os dois métodos têm sua relevância dentro de uma estratégia e devem ser usados para potencializar o alcance da sua marca, empresa, serviço ou produto.

Quer mais dicas como essa? Então aproveite para nos seguir nas redes sociais.

Para saber como gerir da melhor maneira as suas redes sociais, leia também “Dicas para gerenciar as mídias sociais da sua empresa”.

 

 

inundaweb

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!