Dicas para gerenciar as redes sociais de pequenas empresas

//Dicas e Tutoriais//Marketing Digital | por | 28 de fevereiro de 2014

Assuntos relevantes alinhados aos objetivos da empresa, monitoramento constante e nada de exagero no número de postagens. Seria essa a melhor estratégia para as pequenas empresas nas redes sociais, mas a maioria delas tem feito exatamente o contrário na administração de suas páginas em canais como Twitter, Instagram e Facebook, por exemplo.

O que parece fácil pode se tornar desastroso e levar a perda de investimento nessa área de relacionamento com o cliente. Afinal, as redes sociais funcionam como um canal direto de comunicação e exigem interação, respostas rápidas e informações atualizadas. Ou seja: administrar uma rede social exige tempo e cuidados bastante específicos.

Ainda assim, são poucas as empresas que efetivamente investem na gestão de redes sociais, seja na contratação de agências especializadas ou dedicando tempo para monitorar seus perfis. Deveria ser o contrário, pois já é sabido que empresas melhores posicionadas nas redes sociais são as que mais fortalecem as suas marcas, aumentando o fluxo de bons negócios na internet e fora dela.

4 Dicas básicas para gerenciamento de redes sociais

1) Mantenha a essência

As redes sociais devem fazer parte do planejamento geral da empresa e devem estar alinhadas à cultura da mesma. Dá até para “inventar moda” na página da internet, mas nunca sair da essência do negócio. É importante “afinar” as ideias para que a linguagem nas redes seja igual ao comportamento “offline”. Afinal, de nada adianta a empresa construir um posicionamento na internet para atrair público e depois, na loja física, ter outra postura. Essa é a principal dica.

2) Esteja presente

Se o tempo é escasso, não saia criando perfis em todas as redes sociais que existem. Foque naquelas que estão mais próximas do seu público e nas quais você se manterá realmente presente. O perfil deve estar sempre atualizado com informações claras sobre a empresa e levando conteúdo relevante (tendências, novidades e promoções).

3) Inove

Se uma empresa está fazendo certo na rede social, use-a como inspiração, mas crie sua própria estratégia. Nem sempre a linguagem utilizada pelos concorrentes vai funcionar com o seu público. Seja criativo e tente prever no que os seus fãs estão mais interessados.

4) Facilite

As redes sociais estão aí para tornar a comunicação entre empresas e clientes mais fácil. Apareça nos horários em que seus clientes estão online, estruture os posts para que eles encontrem as informações que procuram e priorize conteúdos que promovam a interação e o engajamento do público, como, por exemplo, vídeos, imagens divertidas, enquetes e promoções.

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Alex Calderari

Alex Calderari

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