Dicas para a gestão de projetos digitais

//Dicas e Tutoriais//Projetos | por | 26 de agosto de 2014

Para qualquer negócio que exija a resolução de problemas ou a execução de tarefas, por exemplo, um bom gerenciamento é fundamental. Então por que a gestão de projetos seria privilégio de grandes empresas?

Gerenciar projetos é uma tarefa que envolve várias etapas, mas que não é tão complicada como as pessoas imaginam. Por isso a área está ganhando espaço em empresas de todos os portes e, na grande maioria dos casos, contribui para que não haja perda de tempo ou dinheiro (bem importante, né?).

inundaweb-podio

No desenvolvimento de estratégias ou projetos digitais, também é essencial fazer uma boa gestão. Aqui na Inundaweb, temos a ajuda do Podio para organizar tudo. Através da ferramenta, gerenciamos as demandas e facilitamos a comunicação com nossos clientes, com o objetivo de otimizar os processos e fazer com que eles aconteçam dentro dos prazos e objetivos estipulados. Mesmo assim, separamos três dicas essenciais para você implantar dentro da sua empresa.

 

Melhore sua gestão de projetos

1. Planeje

Em projetos digitais como sites e e-commerce também é preciso se planejar, estipulando objetivos, prazos e o orçamento disponível. Antes de procurar uma agência, procure definir bem o que espera e quem será o responsável por cada etapa do processo (coleta e envio de informações, aprovação de layouts etc). Isso evita o desperdício de tempo, pessoas e também de recursos tecnológicos e financeiros.

 

2. Encontre uma agência parceira

Para executar o seu projeto, você precisará do apoio de profissionais com amplo conhecimento na área, aptos a sugerir as melhores soluções para o seu caso. Ao buscar uma agência digital, seja transparente quanto à complexidade do produto ou serviço, suas expectativas e também quanto à cultura da sua empresa. Isso será fundamental na escolha do melhor método de gestão de projetos e terá impacto direto no desenvolvimento do seu site ou loja virtual.

 

3. Defina um cronograma (e siga-o)

Defina os prazos tendo em mente o tempo de execução de cada etapa e a complexidade do seu projeto (a agência parceira poderá ajudar nessa parte). Tente fugir da “cultura da pressa” e evite aquelas tarefas urgentes de última hora (é urgente mesmo?), pois isso pode prejudicar o andamento das coisas e o resultado final. Seja flexível, mas ao mesmo tempo comprometido com o que foi estipulado no início. Se você não se organiza para cumprir o cronograma, como espera que ele seja seguido?

 

A vantagem de contratar uma agência é poder contar com uma equipe inteira para te apoiar no gerenciamento de projetos. Quer saber como funciona na Inunda? Fale com a gente! 😉

Gianna Empinotti

Gianna Empinotti Publicitária, especialista em Marketing e Mídias Digitais, doceira nas horas vagas. É responsável pela gestão de projetos digitais da Inunda.

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!