5 dicas para acabar com o bloqueio criativo

//Dicas e Tutoriais | por | 30 de novembro de 2018

O bloqueio criativo é um problema muito recorrente entre as pessoas que atuam na web. Seja com a produção de conteúdo ou com o desenvolvimento de ações de marketing.

Quando ele acontece, muitas pessoas acabam se desesperando, sem saber o que fazer para resolver o problema. Até porque, há um prazo a ser cumprido e não dá para esperar a boa vontade da nossa mente criativa voltar a funcionar, não é mesmo?!

Contudo, o que boa parte das pessoas não sabe é que é possível acabar com o bloqueio criativo com algumas dicas simples. E é exatamente isso que mostraremos nesse post.

Por isso, selecionamos 5 dicas para acabar com seu bloqueio criativo!

Mas antes, entenda o que é exatamente esse bloqueio criativo e quem ele geralmente afeta.

O que é bloqueio criativo?

O bloqueio criativo nada mais é do que uma condição onde você sente dificuldades de ter uma inspiração, ideia ou de dar continuidade a algum projeto.

Ou seja, ele pode acontecer com qualquer pessoa. Contudo, isso é mais normal com quem precisa trabalhar diariamente com o seu lado criativo, como publicitários, produtores de conteúdo, youtubers e músicos.

Como colocar fim no bloqueio criativo?

Muitas pessoas sofrem constantemente com o bloqueio criativo e não sabem o que fazer. Mas, é possível sim acabar com esse problema, colocando algumas dicas simples e fáceis em prática.

tire o foco 1024x768 - 5 dicas para acabar com o bloqueio criativo

Tire o foco da tarefa por algum tempo

Se você está com bloqueio criativo, o melhor é desviar a sua atenção um pouco da tarefa em questão. Então vá deitar um pouco, preparar um lanche mais elaborado ou até mesmo descansar.

Muitas vezes a sua mente só precisa de um pouquinho de descanso para trazer aquela ideia genial que você precisa.

beba cafe 1024x711 - 5 dicas para acabar com o bloqueio criativo

Beba um pouco de café

O café é uma das paixões dos brasileiros. E não é à toa, ele é um poderoso estimulante que pode deixar qualquer um disposto em questão de minutos.

Se você está com um bloqueio criativo, pare um pouco e tome um cafezinho. A cafeína presente na bebida irá estimular uma série de substâncias no seu cérebro, e assim diminuir os efeitos dessa condição.

Mas atenção! Não comece a beber café exageradamente. Em excesso, essa bebida acaba sendo prejudicial, gerando problemas de insônia e até mesmo aumentando o estresse.

musica relaxante 1024x683 - 5 dicas para acabar com o bloqueio criativo

Coloque uma música relaxante para tocar

Às vezes tudo o que você precisa fazer para acabar com o bloqueio criativo é relaxar um pouco a sua mente.

Uma das melhores alternativas para proporcionar esse relaxamento é colocar uma música calma e tranquila para tocar. Isso te desligará um pouco da loucura da rotina diária, e te permitirá expandir um pouco os seus pensamentos.

Se puder, até mesmo pratique um pouco de meditação enquanto escuta a música. Além de acabar com o bloqueio criativo você também se sentirá melhor depois do relaxamento.

saia para caminhar 1024x683 - 5 dicas para acabar com o bloqueio criativo

Saia para caminhar

Caminhar também é uma excelente forma de acabar com o bloqueio criativo. Segundo um estudo de Stanford, ao praticar esse exercício físico é possível aumentar a produção criativa em até 60%.

Na verdade, os exercícios físicos de maneira geral são excelentes aliados da criatividade. Isso porque, eles aumentam a produção de substâncias que auxiliam nas funções cerebrais.

É preciso ressaltar, ainda, que além de acabar com o bloqueio criativo, a caminhada te ajudará a ter uma vida mais saudável.

elimine distracoes - 5 dicas para acabar com o bloqueio criativo
Elimine distrações

Essa é uma alternativa um pouco mais chata e drástica, mas que também é útil. Muitas vezes você não consegue executar uma tarefa não por falta de inspiração, mas porque ela não é focada no que é necessário.

Isso geralmente acontece porque conta de distrações ao seu redor. Redes sociais, smartphone, ambiente barulhento entre outras. Por isso, elimine tudo isso para conseguir se focar ao máximo.

Colocando em prática essas dicas simples, você conseguirá acabar com o bloqueio criativo.

Gostou do post? Então não esqueça de comentar.

Leia também Conteúdo Viral: o que é e como produzir.

inundaweb

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!