Blog Inundaweb

40% das pessoas nos EUA acessam a internet via TV

É praticamente certo que empresas mais atentas notam a mudança de comportamento que a tecnologia sutilmente oferece.

inundaweb-tv-smart-interface-navegacao-on-line-internet-mercado-digital-web

O título da notícia nos chama a atenção pela forma de evolução dos equipamentos que permitem a navegação on-line, as chamadas interfaces. Há algum tempo, o único meio de acesso à rede web eram os computadores desktop, depois vieram os notebooks, os tablets, os celurares, os Ipods, os consoles de games e, agora, os televisores, sendo que a experiência dos internautas é diferente em cada um desses equipamentos.

É praticamente certo que empresas mais atentas notam a mudança de comportamento que a tecnologia sutilmente oferece e se preparam para o futuro que, por força do presente, já está aí. Ao planejar estratégias de venda, comunicação, marketing digital ou qualquer outro tipo de coisa que vise uma maior aproximação com o cliente, não há como escapar das novidades tecnológicas. Prova disso é a pesquisa da Forrester Research revelando que 40% dos norte-americanos que possuem acesso à internet já conectaram a sua TV à rede ao menos uma vez, com uma observação para o grupo de usuários com idade entre 18 e 32 anos, no qual o índice sobe para 60%.
Mais do que isso, a Forrester revelou que o vídeo game é o equipamento mais querido para o acesso à internet. Consoles como o PlayStation 3 e o Xbox 360 são utilizados por 42% dos entrevistados para acessar a rede mundial de computadores, deixando os PCs com 27% e os aparelhos de Blu-ray com 21%.
Outras pesquisas e estudos, como os realizados pela Gartner, demonstram que as chamadas Tvs inteligentes (ou SmartTVs) devem assumir o mercado representando 85% das vendas em menos de quatro anos. Trocando em miudos, o cidadão que, hoje, chega em casa após o trabalho e liga a TV na programação fechada para relaxar e deixar o tempo passar, no futuro, vai manter a mesma rotina só que conectado aos seus sites preferidos, sejam eles redes sociais, páginas de notícias, lojas de e-commerce, fóruns de bate-papo, empresas prestadoras de serviço ou softwares de bate-papo virtual.
O que muda para as empresas
Cada nova interface vai exigir um tipo de plataforma específica, ou seja, a navegação acontecerá de formas diferentes. Nos consoles de videogame, por exemplo, os cliques ocorrem por meio do controle; nos tablets e TVs a ferramenta é o touch; nos smartphones também e assim por diante.
Normalmente, ao encomendar um site, uma página de e-commerce, blogs ou qualquer outra ferramenta, as empresas pensam apenas nas plataformas tradicionais e se esquecem da diversidade dos equipamentos, contando que a compatibilidade dará conta de tudo e imaginando que essa é a melhor forma de se fazer economia e gerar lucros. O tiro pode sair pela culatra, principalmente por que a concorrência sempre pensa em diferentes formas de levar vantagem sobre os empresários menos preparados.
A verdade é que, em tempos de alta tecnologia, as empresas não podem ficar de fora da internet e precisam aproveitar ao máximo o que este meio oferece, buscando por parceiros da área digital que não se limitem a apenas oferecer o básico. O ideal é experimentar e desenvolver antes de todo mundo o que o mercado prevê para o futuro. Pensando assim, as chances de retorno são muito maiores quando se fala de web.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Solicite um contato

Open chat