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05 tendências de comunicação para 2021

tendências de comunicação

Para uma boa estratégia de comunicação, é essencial que sua marca esteja atento as novas tendências de comunicação.

A forma como nos comunicamos hoje está em constante mudança por conta da tecnologia. As pessoas têm tido cada vez menos interações físicas e estão buscando novas experiências online. ,

Em 2020 presenciamos pessoas tradicionalmente resistentes ao mundo online serem obrigadas a aderir a essa forma de comunicação. Agora, essas pessoas usam e gostam das facilidades que a tecnologia nos traz. 

Entretanto, as tendências de comunicação para 2021 não param de evoluir e nós precisaremos continuar acompanhando.  

Por que se adaptar às tendências de comunicação é importante em 2021?  

A comunicação é aderida de forma natural pelas pessoas. Mas, para acompanhar a rapidez com que ela muda, os comunicadores precisam antecipar e se adaptar.  

Vamos pensar nisso um pouco: qual o seu grau de paciência com um site que demora para carregar as páginas? Se não for essencial, você provavelmente desiste de aguardar e vai para outro site, certo? Da mesma forma, comunicadores que não oferecerem a forma de comunicação que às pessoas esperam ver, serão deixados de lado. 

Percebe como é importante entender quais serão as tendências de comunicação para 2021 e se adaptar a elas? 

Vamos ver as 5 maiores apostas para o ano que vem: 
 

1 – Comunicação personalizada 

As pessoas esperam ver algo que seja relevante para elas. Anúncios de produtos e serviços deverão ser sob medida para os gostos e necessidades de cada cliente. 

A comunicação estará cada vez mais personalizada a cada pessoa. Empresas tendem a interagir pessoalmente com clientes nas redes sociais, mas não com foco na venda e sim na conexão. 

Além disso, precisarão criar produtos para atender às necessidades de públicos ligados a nichos e comunidades, como os públicos veganos, LGBTQ+, movimento black e etc. 

2 – Diversificação de canais 

As organizações estão se preparando para criar uma abordagem Omnichannel, ou seja, seus diversos canais de atendimento serão unificados para gerar a melhor experiência possível no atendimento personalizado aos clientes. 

Nesse sentido, encontraremos clientes que vão querer finalizar seus pedidos onde estiverem, no Whatsapp, Telegram, redes sociais ou qualquer outro canal em que estejam, por isso as empresas que tiverem integração entre todos estes canais vão atingir um percentual bem maior de audiência do que atingiria usando canais isolados. 

Mas para fazer estes canais funcionarem integradamente e em escala empresarial, será necessário investir em ferramentas com Inteligência artificial. 

3- Storytelling, conteúdo com transparência 

Além da tendência de se comunicar de forma personalizada, mostrando como a empresa vê o cliente, também haverá a vertente oposta. As organizações precisaram cuidar da forma como as pessoas enxergam as marcas. 

A honestidade é extremamente valorizada pelos clientes. Por conta disso, as organizações que se comunicarem com mais transparência conquistarão o respeito dos consumidores. Neste ponto veremos mais marcas que mostrarão com orgulho sua história e seus processos. Também, irão admitir e lidar com os erros de forma pública e ética. 

Somada a esta postura, as empresas vão procurar se comunicar com uma linguagem própria que se aproxime das pessoas por meio da emoção.  

Nesta linha, em 2021 veremos a comunicação tentando criar experiências mais positivas nas pessoas, quer seja através do humor ou da nostalgia. 

4 – Investimento em Inteligência Artificial  

Criar uma imagem, uma conexão personalizada com os clientes não é algo simples de se escalonar de forma empresarial. A única forma de se fazer isso é contando com inteligência artificial, veja alguns recursos que as empresas usarão ainda mais em 2021: 

Chatbots: São programas que respondem perguntas e simulam a comunicação humanizada; 

Pesquisa por voz: As pessoas amam interagir com a voz, é mais rápido. Atendimento preparado para atender pesquisas por voz, serão o novo “Must-Have” das grandes empresas; 

Automação de Marketing – As empresas estão se preparando para automatizar seus processos de comunicação. Ferramenta para captação, classificação e posterior tratamento personalizado dos Leads (contatos) estão em alta contínua; 

Realidade aumentada e realidade virtual – Convencer o cliente a comprar simulando virtualmente a experiência que ele terá ao comprar o produto. Já temos vistos empresas de tintas que ‘pintam’ a foto do ambiente e aplicativos que ‘vestem’ os tênis nos pés do consumidor; 

5 – Comunicação por vídeo 

Aparentemente as pessoas têm buscado vídeos para tudo hoje, principalmente para educação e laser. O portal Uol noticiou recentemente que 105 milhões de brasileiros acessam o Youtube e em 2020, houve um aumento de 91% do tempo que gastam na plataforma.  

 
Pesquisas de Neuromarketing afirmam que o cérebro humano processa vídeos 60mil vezes mais rápido do que textos. E de acordo com a Ipsos Connect, 60% das pessoas preferem obter informações com vídeos. Com base nestes números assustadores a próxima tendência de comunicação a ser explorada em 2021 serão os vídeos.  

As pessoas adoram informações rápidas, por isso vídeos curtos em redes sociais estão apresentando um ótimo engajamento. Em decorrência disso, no ano que vem, veremos as empresas se envolvendo pessoalmente no TikToc, Reel, IGTV e no Youtube. Também virão por aí muito mais webnários, lives, vídeos DIY e vídeos feitos pelas próprias pessoas que usam os produtos. 

As tendências de comunicação para 2021 seguem um conceito geral 

Conseguiu perceber como as tendências de comunicação para 2021 são todas interligadas? A comunicação do futuro gira em torno da rapidez e da conexão real entre empresas e pessoas. 

Preço e inovação não são mais o suficiente para fidelizar os clientes, para isso as organizações precisarão se antecipar e criar estratégias para envolver os consumidores. A época da publicidade invasiva ficou para trás! 

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