Você produz conteúdo relevante nos canais da sua marca? É importante prestar atenção nisso, pois o mundo digital é bem democrático! Hoje praticamente qualquer pessoa pode criar conteúdo para internet. A parte difícil e fazer esse material se sobressair a outros, já que as empresas caminham de forma equivalente no meio digital.
O conteúdo são as informações colocadas nos seus meios digitais. Pode ser via textos, gráficos, vídeos, imagens, etc. Quando essas informações se destacam, captando a atenção das pessoas, levando-as a interagir ou a compartilhar com outros, dizemos que esse é conteúdo relevante.
A pergunta que as pessoas se fazem é: como criar um conteúdo relevante?
Não é uma questão de talento e nem de mágica. Na verdade, tem bastante estudo e estratégia envolvidos. Veja a seguir 3 dicas para criar um conteúdo relevante:
1. Mantenha o seu conteúdo relevante para a sua audiência
Esse é o ponto mais importante na hora de criar – o foco no público.
Primeira coisa a se entender é que não existe conteúdo relevante a todas as pessoas, elas têm idades, gostos e preocupações diferentes. Então, para que uma ideia seja impactante, deve-se pensar em uma Persona.
A Persona é o nome dado no marketing para o seu consumidor ideal. É necessário fazer uma pesquisa para mapear quem é esse público e criar algo que seja relevante para ele. Como?
Crie uma pessoa específica, coloque nome, detalhes importantes como características físicas, se tem família, onde vive, o que gosta e o que não gosta. Descubra as preocupações dessa pessoa, que tipo de desafios ela enfrenta e o que essa pessoa busca na hora de consumir o seu conteúdo.
Pense em como entregar informações para ajudar essa pessoa, resolvendo uma “dor” que ela tenha. Isso vai gerar impacto e ser considerado algo de muita importância para ela. Você só conseguirá criar algo relevante para sua audiência se mergulhar no mundo deles.
2. Mantenha o seu conteúdo relevante para os seus interesses
O conteúdo deve ser relevante também para quem está produzindo. Só assim o produtor conseguirá um retorno, lançando novos materiais no futuro.
Você certamente tem um propósito ao produzir conteúdo, seja ele a venda de um produto, serviço, fortalecimento de branding, construção de uma audiência, etc. Por isso, a pessoa que acessar os seus meios digitais, deve também ser levada a uma ação que sirva a esse propósito.
Lembre-se que as pessoas chegam ao seu conteúdo com um interesse específico e elas provavelmente vão procurar mais informações. Então, você poderá continuar a ‘nutrir’ este público futuramente.
Um segredinho bacana para manter essa nutrição é não sair da sua área de atuação. Pois, seu conteúdo servirá para atrair pessoas que têm interesse e precisam do que você tem a oferecer.
3. Mantenha o seu conteúdo relevante para os algoritmos
Não adianta nada produzir um conteúdo e as pessoas não terem acesso a ele. Por isso o conteúdo deve ser formatado para ser relevante também para a plataforma à qual será publicado. Como assim?
O Google tem a missão de entregar exatamente o que as pessoas procuram. Ele usa um complexo algoritmo para definir quais páginas as pessoas verão primeiro nas suas buscas. Por essa razão, se for publicar o seu conteúdo em blogs, e-commerce ou qualquer website precisará usar técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para tornar o seu conteúdo relevante para o Google, caso contrário ficará escondido em outras páginas e sua audiência não chegará até ele.
No Facebook e Instagram também há um algoritmo que classifica a relevância de um conteúdo antes de decidir quem verá aquele post. Há vários estudos que mostram como podemos melhorar o desempenho de um post através do uso de hashtags, temáticas específicas, cuidados no uso de imagens e assim por diante.
Não há atalhos neste ponto, é preciso estudar e se familiarizar com essas técnicas.
Realmente não é uma tarefa muito simples fazer um conteúdo relevante. No entanto, se alinhar direitinho os 3 pontos que citamos acima, conseguirá gerar algo realmente especial com esse conteúdo e poderá colher os frutos do seu trabalho depois.