Blog Inundaweb

03 dicas para produzir um conteúdo relevante

blog2-conteudorelevante

Você produz conteúdo relevante nos canais da sua marca? É importante prestar atenção nisso, pois o mundo digital é bem democrático! Hoje praticamente qualquer pessoa pode criar conteúdo para internet. A parte difícil e fazer esse material se sobressair a outros, já que as empresas caminham de forma equivalente no meio digital. 

O conteúdo são as informações colocadas nos seus meios digitais. Pode ser via textos, gráficos, vídeos, imagens, etc. Quando essas informações se destacam, captando a atenção das pessoas, levando-as a interagir ou a compartilhar com outros, dizemos que esse é conteúdo relevante. 
A pergunta que as pessoas se fazem é: como criar um conteúdo relevante? 

Não é uma questão de talento e nem de mágica. Na verdade, tem bastante estudo e estratégia envolvidos. Veja a seguir 3 dicas para criar um conteúdo relevante: 

1. Mantenha o seu conteúdo relevante para a sua audiência  

Esse é o ponto mais importante na hora de criar – o foco no público. 

Primeira coisa a se entender é que não existe conteúdo relevante a todas as pessoas, elas têm idades, gostos e preocupações diferentes. Então, para que uma ideia seja impactante, deve-se pensar em uma Persona. 

A Persona é o nome dado no marketing para o seu consumidor ideal. É necessário fazer uma pesquisa para mapear quem é esse público e criar algo que seja relevante para ele. Como? 

Crie uma pessoa específica, coloque nome, detalhes importantes como características físicas, se tem família, onde vive, o que gosta e o que não gosta. Descubra as preocupações dessa pessoa, que tipo de desafios ela enfrenta e o que essa pessoa busca na hora de consumir o seu conteúdo. 

 
Pense em como entregar informações para ajudar essa pessoa, resolvendo uma “dor” que ela tenha. Isso vai gerar impacto e ser considerado algo de muita importância para ela. Você só conseguirá criar algo relevante para sua audiência se mergulhar no mundo deles. 

2. Mantenha o seu conteúdo relevante para os seus interesses 

O conteúdo deve ser relevante também para quem está produzindo. Só assim o produtor conseguirá um retorno, lançando novos materiais no futuro.  

Você certamente tem um propósito ao produzir conteúdo, seja ele a venda de um produto, serviço, fortalecimento de branding, construção de uma audiência, etc. Por isso, a pessoa que acessar os seus meios digitais, deve também ser levada a uma ação que sirva a esse propósito. 

 
Lembre-se que as pessoas chegam ao seu conteúdo com um interesse específico e elas provavelmente vão procurar mais informações. Então, você poderá continuar a ‘nutrir’ este público futuramente. 

 
Um segredinho bacana para manter essa nutrição é não sair da sua área de atuação. Pois, seu conteúdo servirá para atrair pessoas que têm interesse e precisam do que você tem a oferecer. 

3. Mantenha o seu conteúdo relevante para os algoritmos  

Não adianta nada produzir um conteúdo e as pessoas não terem acesso a ele. Por isso o conteúdo deve ser formatado para ser relevante também para a plataforma à qual será publicado. Como assim? 

O Google tem a missão de entregar exatamente o que as pessoas procuram. Ele usa um complexo algoritmo para definir quais páginas as pessoas verão primeiro nas suas buscas. Por essa razão, se for publicar o seu conteúdo em blogs, e-commerce ou qualquer website precisará usar técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para tornar o seu conteúdo relevante para o Google, caso contrário ficará escondido em outras páginas e sua audiência não chegará até ele. 

No Facebook e Instagram também há um algoritmo que classifica a relevância de um conteúdo antes de decidir quem verá aquele post. Há vários estudos que mostram como podemos melhorar o desempenho de um post através do uso de hashtags, temáticas específicas, cuidados no uso de imagens e assim por diante. 

Não há atalhos neste ponto, é preciso estudar e se familiarizar com essas técnicas. 

Realmente não é uma tarefa muito simples fazer um conteúdo relevante. No entanto, se alinhar direitinho os 3 pontos que citamos acima, conseguirá gerar algo realmente especial com esse conteúdo e poderá colher os frutos do seu trabalho depois. 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Solicite um contato

Open chat