Blog Inundaweb

UX/UI no processo de otimização de plataformas

UX_UI

O universo digital é parte da nossa realidade há muitos anos. Justamente por isso é de se imaginar que a evolução das plataformas digitais acompanha a influência que elas têm na vida de todos nós. Afinal de contas, acessamos plataformas diariamente, para fazer milhares de coisas diferentes. Seja para realizar uma transação financeira, se inscrever em um curso online ou vender um produto, utilizamos esses ambientes virtuais todos os dias.

Um dos desafios para desenvolvedores dessas plataformas e profissionais da área de Marketing é compreender a necessidade que o público tem de ter uma navegação simplificada. Mas o que isso quer dizer?

Para além de visualizar uma plataforma esteticamente atraente, que ofereça diferentes funcionalidades, os clientes desejam ter experiências facilitadas e efetivas. Uma experiência positiva na navegação de sites contribui para fechamento de vendas, para buscar formas eficientes de entrar em contato com as empresas, para buscar informações relevantes e outras ações em que a plataforma atua como intermediária.

A boa notícia é que existem ferramentas e processos que tornam a navegação em sites muito mais otimizada, encurtando o caminho entre o cliente e ação que deseja realizar.

O que é UI design?

UI design vem do termo em inglês User Interface, ou seja, Interface do Usuário. Essa estratégia é voltada para a criação de interfaces de sites que sejam mais facilitadas para navegação e mais amigáveis para quem está acessando a plataforma. O User Interface se preocupa com a maneira como o usuário vai interagir com o conteúdo que está acessando, tendo a função de guiar o acesso para caminhos que facilitem o encontro das informações desejadas.

Os famosos recursos “Call to Action” (CTA) são exemplos de aplicação do UI, onde os usuários são conduzidos para determinada ação. Exemplos disso nós podemos ver em

recursos como o “Clique aqui”, voltado para direcionar o acesso e levar o usuário a uma ação específica.

O que é UX design?

Se o UI ajuda a guiar o usuário por caminhos que pode seguir, o UX se trata de uma boa experiência no site ou aplicativo, fazendo valer a pena o acesso àquele material. O termo User Experience significa Experiência do Usuário e diz respeito ao que o usuário está sentindo quando vai utilizar ou receber um produto e serviço.

Essa ferramenta tem a ver com as emoções das pessoas, com a maneira como elas se sentem quando estão em contato com aquele produto. O UX está preocupado em gerar emoções positivas nas pessoas, gerando também mais oportunidades de fechamento de negócios e recomendações futuras para novos clientes.

E como UX e UI podem ajudar no processo de otimização de plataformas?

Quando utilizados em conjunto, UX e UI apresentam grande potencial para a melhoria da experiência das pessoas com a sua plataforma. As duas estratégias geram maior valor a site, aplicativos, programas e outros, tornando eles mais facilitados para acessos e buscas de informações.

Também é preciso levar em consideração que, quando unimos uma interface otimizada e uma boa experiência do cliente, existe um fortalecimento da imagem daquela marca ou empresa. Os usuários desejam ser acolhidos, tendo suas necessidades prontamente atendidas. Com uma marca mais forte e um público engajado, aumentam também as chances de fechar bons negócios, crescendo o número de usuários que se tornam clientes dos seus produtos.

Quer descobrir mais sobre otimização de plataformas e boas experiências de clientes? Fique de olho no Blog da Inunda. Este é um canal de trocas de conhecimento e descobertas sobre o universo do Marketing Digital. Até a próxima!

Facebook
Twitter
LinkedIn