Blog Inundaweb

Protótipos: como economizar tempo e dinheiro

prototipos-economziar

Quando nós pensamos no desenvolvimento de produtos e experiência do usuário, é importante ter em mente que a criação de protótipos é uma ferramenta que permite testes antes de concluir o projeto. Os protótipos auxiliam no processo de amadurecimento na criação dos produtos, contribuir para a identificação de melhorias e existência de erros.

Os protótipos são como modelos do produto, desenvolvidos com o objetivo de facilitar a visualização do material que está sendo criado. Eles são importantes recursos que permitem que testes sejam feitos, contribuindo para aprimorar o produto e ganhar tempo durante a sua criação.

Além disso, os protótipos também permitem que representações do objeto final sejam feitas com menor custo, contribuindo com a redução significativa de gastos. Existem protótipos de alta precisão, criados para ser uma verdadeira representação do que está sendo desenvolvido.

Conheça alguns tipos de protótipos

Existem diferentes maneiras de criar um protótipo e, claro, tudo depende do objetivo de material que o seu projeto necessita para ser validado.

  • Protótipo de impressão 3D: esse modelo utiliza a tecnologia de impressão 3D para visualizarmos o produto que está sendo criado. Ele permite a mudança de escalas, tornando viável a visualização de materiais que sejam grandes e volumosos.
  • Protótipo de papel: os protótipos de papel são comuns para materiais que serão impressos, mas necessitam serem visualizados para além das telas de computadores e celulares. Um exemplo disso são cartões de visitas. Muitas vezes as empresas desenvolvem os cartões, mas, na hora da impressão, descobrem que as cores e texturas não estão alinhadas com o projeto online. Os protótipos contribuem para que as cores sejam validadas antes da impressão final, assim como as características gráficas que o material possui. Antes de imprimir 3 mil cartões de visitas com a cor errada, é melhor fazer a impressão de um protótipo e ajustar o que precisa de mudanças.
  • Protótipo digital: os protótipos digitais são extremamente importantes e difundidos entre as empresas. Com softwares cada mais avançados, profissionais podem desenvolver modelos com alta precisão, que apresentem alto nível de detalhes e complexidade. Projetos arquitetônicos, por exemplo, podem apresentar centenas de detalhes importantes para a criação de um produto final. Com a utilização de protótipos, é possível visualizar estes produtos antes da sua finalização, poupando tempo nas alterações e otimizando recursos financeiros e de matéria-prima.

Por que protótipos ajudam a economizar tempo e dinheiro?

Muitos projetos necessitam de uma equipe especializada para sua construção, além de levarem meses (e até anos) para serem concluídos. Outros, precisam ser feitos em curto período de tempo e necessitam de dedicação exclusiva de um profissional para ser executado.

Com a criação de protótipos, é possível remover distorções que aquele material apresenta, refinando a sua criação e testando sua usabilidade. Com isso, durante toda a construção do produto, um “modelo” fica disponível para ser avaliado, otimizando as alterações necessárias e eliminando detalhes que não sejam tão importantes para o produto final. Quanto antes as mudanças forem feitas e a viabilidade testada, mais as empresas evitam desperdícios e economizam recursos.

E aí? Como os protótipos contribuem com a otimização de tempo e dinheiro da sua empresa? Fique de olho nas facilidades que podem ajudar a definir as prioridades dos trabalhos da sua equipe. Se precisar de ajuda, conte com a expertise da Inunda!

Facebook
Twitter
LinkedIn