Blog Inundaweb

O que é hospedagem de site? 

Blog3

A presença digital das empresas é um dos pontos fundamentais quando o assunto é fechar negócios e vender produtos ou serviços. Antes de mais nada, é importante considerar que as empresas que ainda não possuem um site bacana e eficiente estão perdendo espaço entre os consumidores e potenciais clientes. Se a sua empresa está pensando em ter um site, uma loja virtual ou até mesmo um blog para disponibilizar conteúdo, você precisa saber o que é uma hospedagem de site. 

De maneira simplificada, a hospedagem de um site nada mais é do que um serviço online que se parece com um aluguel. Isso mesmo, a hospedagem é como alugar um espaço digital que permite o armazenamento de dados, arquivos e funcionalidades que um site necessita para estar online 24 horas por dia, todos os dias da semana. 

A hospedagem permite que textos, fotos, vídeos e dados do seu site estejam no espaço online e, assim, possam ser acessados pelo seu cliente. Também é importante saber que a hospedagem é o que garante que todos os arquivos da sua plataforma sejam armazenados no que chamamos de servidor e, só assim, é possível acessar o link do site e ter acesso aos dados que existem nele. 

Existem diferentes tipos de hospedagem e cada uma delas atende as necessidades dos seus clientes de uma maneira específica. Conheça 5 tipos de hospedagens de site: 

  1. Hospedagem compartilhada: ideal para pequenas empresas e blogs. Nesta modalidade, o servidor é compartilhado com diferentes clientes, reduzindo os custos para os sites que dividem o mesmo espaço. 
  1. Hospedagem gratuita: como o nome sugere, não possui custos adicionais para o seu site. No entanto, tem funções e recursos limitados, além de oferecer pouco espaço para armazenamento de arquivos. 
  1. Hospedagem de servidor dedicado: este é o formato de hospedagem exclusiva e 100% dedicada ao seu site. Tem um custo elevado, mas o servidor físico fica totalmente voltado para o seu site, sem dividir espaço com mais ninguém. 
  1. Hospedagem VPS (Servidor Virtual Privado): esta hospedagem também não é de um espaço exclusivo, ou seja, o seu site ainda compartilha o servidor com outras plataformas. Apesar disso, um fragmento desse servidor será 100% dedicado ao seu negócio, com memória e espaço de disco totalmente voltados para o seu site. 
  1. Hospedagem Cloud (nuvem): tipo de hospedagem que utiliza espaço na nuvem para tornar os arquivos do site disponíveis aos usuários. Aqui, vários servidores são utilizados, não só um servidor principal como nos modelos anteriores. Esse tipo de hospedagem torna o site confiável, pois se um servidor for desligado, o seu site continua funcionando normalmente com a utilização de outros servidores disponíveis. 

Hospedagem para o seu e-commerce 

Além dessas hospedagens que nós citamos, existe também uma hospedagem chamada WordPress. O WordPress funciona como uma hospedagem compartilhada, em que o seu site ficará disponível de maneira simples e funcional.  

Existe também uma plataforma feita para lojas virtuais que é voltada para o WordPress, o WooCommerce. O WooCommerce é um módulo de extensão do WordPress, também conhecido como Plugin. Seu objetivo é adicionar funções ao WordPress, facilitando a criação de um e-commerce

Por meio do WooCommerce, é possível vender produtos e serviços, disponibilizando uma integração com formas de pagamento (cartões, geração de boletos, transferência eletrônica e tantas outras) que facilitam a vida de quem está consumindo no seu site. 

Agora, conhecendo um pouco mais sobre hospedagem de site, o seu negócio vai precisar de um especialista que compreenda qual a melhor opção para atender as suas necessidades. A InundaWeb tem expertise na criação de sites personalizados e lojas virtuais, desenvolvendo um planejamento estratégico de marketing digital para oferecer uma experiência completa aos seus clientes. Conheça o nosso portfólio de produtos e saiba como podemos te ajudar no desenvolvimento de projetos digitais

Facebook
Twitter
LinkedIn