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Tendências de Marketing Digital para 2016

O marketing constantemente se adapta e responde às mudanças tanto no âmbito tecnológico quanto no âmbito comportamental do consumidor. Embora o marketing digital tenha se transformado significativamente, a tecnologia que provocou tais mudanças está à frente da maioria das marcas. Isso significa que estas marcas precisam olhar além das plataformas comuns utilizadas atualmente, para poderem se destacar, ao invés de simplesmente seguirem o fluxo.
Investir em marketing digital tornou-se uma exigência do mercado consumidor e não mais um diferencial competitivo. Segundo dados do site Resultados Digitais, 94% das empresas vão manter ou aumentar o investimento em marketing digital em 2016. A pesquisa revelou que das mais de 600 empresas entrevistadas, 55% pretende manter o mesmo investimento e 39% têm planos de aumentar o orçamento em 2016. E das 55% de empresas que irão manter o investimento, 30% já dedicam mais de 50% do budget em marketing digital.
Entenda quais serão as principais tendências em marketing digital para 2016, e não deixe de investir em cada uma delas:
 

  • Inbound Marketing

O Inbound Marketing, ou Marketing de Conteúdo, é o elo entre as marcas e seus consumidores. Através de blogs, redes sociais, newsletter, vídeos e ebooks, constrói-se progressivamente relacionamento com o público-alvo, entregando conteúdo relevante, e conquistando a preferência e confiança deste. O consumidor atual é muito crítico, exigente, e tem mais opções à sua disposição, portanto é mais difícil prender sua atenção. Um estudo feito pela Microsoft revelou que o tempo médio de atenção do ser humano caiu de 12 segundos (ano 2000) para 8 segundos (ano 2013). Isso mostra o quão difícil é prender a atenção dos consumidores hoje em dia, e daí a necessidade de se criar conteúdo de qualidade.
Inbound Marketing

  • Internet das Coisas (IOT)

A projeção é de que no futuro a Internet das Coisas estará presente no nosso cotidiano com mais frequência e por um preço cada vez mais acessível. Eletrodomésticos, carros, roupas, entre outras coisas, captarão e transmitirão informações em tempo real entre si. As geladeiras, através de sensores, farão uma lista de compras dos itens que estão faltando, por exemplo.

Parte disso já é realidade, como por exemplo, os wearables, ou “vestíveis”, como os sensores biométricos utilizados pelos atletas para avaliação de desempenho.

Segundo a International Data Corporation (IDC), os investimentos referentes à Internet das Coisas devem chegar a US$ 1,7 trilhão até 2020.

Internet das Coisas

  • Business Intelligence

Conhecer o consumidor a fundo é essencial para criar estratégias eficientes, e isso implica pesquisar, identificar necessidades, coletar informações confiáveis e filtrá-las, e por fim analisar o todo. É mais fácil direcionar a verba e segmentar o público quando se tem todas as informações necessárias a respeito.

Business intelligence

  • Link Building (SEO)

Sabe-se que as menções em redes sociais exercem uma forte influência sobre o trabalho de SEO. Investir em link building pode ajudar (e muito) no seu rankeamento.

Estratégias de SEO

  • Remarketing

O remarketing, ou retargeting, funciona através da utilização de cookies do navegador para rastrear quais sites foram visitados pelos usuários. Assim que deixam o site, os produtos acessados pelo usuário começam a aparecer novamente para ele em diferentes sites, nos diversos anúncios e banners. O remarketing é considerado umas das tendências de destaque para o marketing digital em 2016.

  • Redes Sociais

Há algum tempo as redes sociais mais comuns como Facebook, Instagram e Twitter têm sido o foco de algumas empresas para estratégias de marketing digital, mas é importante ressaltar também que outras ferramentas merecem a atenção dos profissionais de Social Media: o Pinterest e o Vimeo podem segmentar o público com mais eficácia e de acordo com seu interesse.

Social Media
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