Símbolos da tecnologia: saiba quais são suas histórias

//Dicas e Tutoriais | por | 15 de Maio de 2015

Com tanta tecnologia ao nosso redor, muitas vezes não prestamos atenção em alguns símbolos que estão bastante presentes em nosso cotidiano. Assim como ícones clássicos de funções básicas, como maximizar ou minimizar uma janela por exemplo, algumas estampas ou figuras se mantêm quase como um padrão, um símbolo universal. Você já se perguntou como eles surgiram? Separamos algumas histórias e curiosidades.

 

Liga/Desliga

liga-desliga

Descendente do sistema binário, o símbolo impresso e botões que ligam e desligam aparelhos são uma analogia ao número “1” que significa ligado e “0” que significa desligado. Inicialmente, a estampa foi desenvolvida para funcionar como um símbolo para o estado de stand by. Como a definição seria muito ampla, o círculo interrompido com um traço passou a ser utilizado para ligar e desligar eletrônicos.

 

Play

play

Um dos símbolos mais conhecidos e utilizados mundialmente, acredita-se que o triângulo deitado tenha surgido nos anos 60, no início da era audiovisual. A forma geométrica é utilizada como uma seta que indicava o sentido do carretel. Outros símbolos foram criados a partir do play, como os ícones para avançar para frente ou para trás.

 

Pause

pause

Apesar de ser um símbolo simples e aparentemente óbvio, os dois traços paralelos não possuem uma origem certa ou comprovada. Sabe-se apenas que assim como na escrita Caesura quanto em partituras musicais, linhas paralelas são utilizadas para demonstrar pausa. De qualquer forma, esse ícone também esta na lista de símbolos mundialmente conhecidos e utilizados.

 

Bluetooth

bluetooth

Tecnologia utilizada para unir diferentes dispositivos, o Bluetooth é uma homenagem ao Rei Dinamarquês Harald Blatand, que foi fundamental para unir as facções que hoje formam Noruega, Suécia e Dinamarca. O Rei era um verdadeiro amante de mirtilo, uma frutinha azul que com o tempo acabou manchando seus dentes, por isso o nome Bluetooth, que em uma tradução literal significa dentes azuis. Além disso, o símbolo é a união dos desenhos runos para “H” e “B”, um antigo alfabeto germânico cravado em pedras.

 

E ai, gostou? Continue acompanhando nosso blog para mais curiosidades.

Luíza Tonial

Luíza Tonial Mineira, ariana e mãe da Jordana. Tenho 20 anos, sou redatora e ajudo na produção de conteúdo aqui na Inunda.

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!