O que é a Internet das Coisas e como ela pode impulsionar seu negócio

//E-commerce//Mercado Digital | por | 29 de agosto de 2016

O desenvolvimento de sistemas e ferramentas que façam como que objetos comuniquem-se entre si facilita não só a vida do consumidor, mas sim a dos empresários de pequenas e médias empresas. É nessa comunicação que se baseia a Internet das Coisas.

inundawe-IoT

Um mercado de tecnologia, que chegará US$ 1,7 trilhão em 2020, segundo a União Internacional de Telecomunicações (UIT), atrai a atenção dos empreendedores mais ligados. A Internet das Coisas (em inglês Internet of Things – IoT) está ganhando cada vez mais força, impulsionada pelo crescimento acelerado de dispositivos conectados à rede. Atualmente, essa é a maior tendência entre as startups e o maior foco dos investidores.

 

A Internet das Coisas é uma grande infraestrutura que permite conectar em rede objetos físicos e virtuais, por meio de tecnologias de comunicação e de captação de dados. Pessoas, smartphones, dispositivos wearable, eletrodomésticos, carros, casas e até cidades, todos conectados e se comunicando de forma inteligente.

 

Custos

 

Com o advento da computação em nuvem, o custo da computação cai muito. Você empreendedor pode estar aonde quiser e contar com tecnologias que grandes empresas utilizam em sua pequena empresa, ou seja, a sua pequena empresa também tem acesso às tecnologias de ponta com valores adequados ao seu tamanho.

 

Mas afinal, você sabe como aplicara a IoT na sua empresa? Nos damos alguns exemplos.

 

1.Controle de recursos disponíveis aos clientes

 

Digamos que, você apostou alto no lançamento de um produto e os acessos ao seu site de vendas estão uma loucura. Mas como ter certeza de que seu estoque vai dar conta de suprir a demanda? Com a Internet das Coisas você pode fazer o controle de entrada e saída de produtos do estoque, além de calcular se os produtos no seu estoque estão de acordo com as demandas.

 

2. Monitoramento de performance de equipamentos industriais

 

Se a produção dos produtos que você vende for de sua responsabilidade, então a Internet das Coisas também vai ajudar no seu negócio. Já que o controle do desempenho de suas máquinas também pode ser controlado.

 

3. Controle de consumo de energia

 

Você acha que está gastando muito com o ar condicionado no seu estoque? Ou que está gastando muita luz? Bom, tudo isso também pode ser controlado pela Inteligência das Coisas. Você pode controlar tudo isso pelo smartphone.
Quer saber mais sobre a Internet das Coisas? Dê uma conferida no vídeo abaixo produzido pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). Eles desenvolveram vídeos de divulgação do conceito em nosso país.

 

Confira:

Agora que você já sabe como otimizar e integrar os sistemas de sua empresa, saiba como otimizar sua loja virtual. É só clicar em Técnicas de SEO.

Gabriela Jahn

Gabriela Jahn Estudante de jornalismo, fotógrafa, redatora e produtora de conteúdo na Inundaweb. Adora melancia e tretas.

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!