Use o Inbound Marketing para impulsionar sua loja virtual

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Já que a competição pelo market share aumenta a cada dia, o e-commerce teve de evoluir de um simples produto de promoção para um ambiente de relações personalizadas entre os profissionais de marketing e os consumidores. E para destacar-se, as empresas devem oferecer conteúdo relevante para seus clientes antes, durante, e depois de suas experiências de compra.

O bom relacionamento entre a empresa e o consumidor final é de fato a chave para concretizar vendas e gerar fidelização – e isso não é de hoje. Você provavelmente já comprou algum produto porque gostava muito da marca ou porque foi muito bem atendido. Pois é, a mesma lógica se aplica ao e-commerce, apesar de não haver contato pessoal. Muitas lojas virtuais têm dificuldade em gerar esse relacionamento com os cliente, e consequentemente, gerar vendas.

Tendo em vista essa realidade, o Inbound Marketing pode ser uma estratégia capaz de impulsionar o crescimento da sua loja virtual – focando no relacionamento com o consumidor, ele pode alavancar suas vendas e aumentar sua taxa de conversão.

Aqui listamos algumas dicas de Inbound Marketing e como aplica-las na sua loja virtual:

 

  • Primeiro de tudo, Email Marketing

O email marketing já foi considerado uma forma ultrapassada de propaganda, mas na verdade, é o canal que apresenta maior taxa de conversão. Uma pesquisa realizada em julho de 2015, pela FBITS, analisou o mercado eletrônico brasileiro e revelou que 61% das empresas obtêm até 20% de seu faturamento por meio desta ferramenta.

Segmentação: Não envie o mesmo e-mail para todo seu mailing – você pode segmentar sua base, e isso pode se tornar um diferencial do seu e-mail marketing.

SPAM: Certifique-se de que sua empresa tem autorização para enviar e-mails para os contatos, para que eles não caiam no SPAM.

Frequência: Cuidado com a quantidade de e-mails que envia, pois mesmo tendo autorização, seus contatos podem sentir-se incomodados, e até bloqueá-lo.

Call to action: Crie chamadas que induzam o lead a dar o próximo passo, por exemplo: baixe aqui seu e-book, compre aqui, clique aqui, entre em contato, faça um pedido de avaliação, etc.

 

  • Segundo, Landing Pages

Landing page, ou página de destino, é qualquer página por onde o visitante chega ao site. Entregar conteúdo relevante ou um material que agregue valor na landing page é uma forma muito eficaz de converter os leads em consumidores.

Para que sua página tenha uma boa taxa de conversão, você deve oferecer um conteúdo mais denso, ou até mesmo um produto, como um e-book ou cupom de desconto.

Outro fator relevante em uma landing page são as informações que vai coletar. Procure não “encher” a página de campos a serem preenchidos, pois isso diminui a taxa de conversão. Você pode também fazer um teste A/B para descobrir o que funciona melhor.

 

  • Blog

O blog é uma ferramenta importantíssima para gerar tráfego orgânico e contínuo – apesar de seu resultado ser um pouco mais lento, se comparado aos links patrocinados.

Conteúdo exclusivo: Os mecanismos de busca do Google reconhecem quando um conteúdo foi reproduzido de outra fonte, fazendo seu blog cair nas posições de busca. Por isso, produza um conteúdo exclusivo.

Qualidade, não quantidade: Não publique nada apenas para cumprir o cronograma. Procure entregar assuntos de interesse do seu público, assim você cria engajamento e sobe nas posições de busca orgânica.

 

  • Monitoramento e Otimização

Analise quais conteúdos foram mais acessados, quais apresentam a melhor taxa de conversão e engajamento. Veja quais e-mails tiveram maior taxa de abertura e cliques, e o horário que eles foram visualizados. A partir daí, você terá uma base para reproduzir o que lhe trouxe frutos, e melhorar o que não está dando certo.

Gostou das nossas dicas? Entre em contato com a Inundaweb para que possamos criar uma estratégia de Marketing Digital para sua loja!

 

 

Isabela Motta

Isabela Motta Estudante de Publicidade e Propaganda, redatora com foco em web e produção de conteúdo para social media na Inundaweb :D

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