Conteúdo viral: o que é como produzir

//Dicas e Tutoriais | por | 6 de março de 2017

Conteúdo viral é aquele que causa grande repercussão na internet. O que é compartilhado milhões de vezes, que chega em cada grupo de WhatsApp que você participa e, em alguns casos, até sai do meio virtual para ser comentado na TV e no famoso, bom e velho boca a boca.

Muitas pessoas acreditam que todo conteúdo viral acontece por acaso, por serem quase sempre engraçados ou fofinhos. Mas esse é um grande engano. Eles podem ser planejados e já existem alguns passos que garantem sucesso comprovado. Quer saber por quê? Continue lendo o nosso post!

Conteúdo viral

Por que produzir conteúdo viral?

Redes sociais dominaram o dia a dia das pessoas, ninguém pode negar. Elas estão, inclusive, atuando em relações de trabalho e de consumo. Logo, produzir um conteúdo viral, faz com que muitas pessoas sejam impactadas com a mensagem que se quer passar.

Se a sua comunicação tem foco em vendas por exemplo, pense como um viral pode colaborar para atingir a meta esperada… E apesar de ser muito mais comum os vídeos virais, um conteúdo viral pode ter qualquer formato: texto, imagem, áudio, etc.

Como fazer um conteúdo viral:

Seja interessante

O conteúdo viral precisa, de alguma forma, chamar a atenção das pessoas. Para isso, seja criativo, ofereça algo que seja importante para o seu público e comprove a qualidade do que quer comunicar.

Utilize gatilhos mentais

Associar sua marca ou produto à uma ação básica do dia a dia vai potencializar o seu nível de relevância. Se você produz sabonetes artesanais por exemplo, é uma boa ideia fazer referência a hora do banho.

Emocione

Quando um conteúdo, faz chorar, rir, sentir raiva, ansiedade ou qualquer outro tipo de emoção, ele se torna muito mais envolvente, portanto, muito mais fácil de se tornar um viral.

Seja útil

Se o seu conteúdo pode ser aproveitado por qualquer pessoa como uma utilidade pública, as chances de compartilharem aumentam e, quanto mais compartilhamento, mais perto de ser um viral o conteúdo está.

Invista no storytelling

Contar uma história é a melhor forma de prender a atenção do público, porque assim as pessoas se interessam em descobrir o que acontece no final do conteúdo. E se gostarem da sua história, o compartilhamento é indireto e quase automático.

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Camila Ferreira

Camila Ferreira Publicitária, redatora e produtora de conteúdo na Inundaweb. Ama unicórnios e sorvete.

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