Como começar um negócio online e ter sucesso?

//Dicas e Tutoriais//E-commerce | por | 30 de agosto de 2016

negocio-sucesso-inundawebO interesse sobre como começar um negócio online vem crescendo no Brasil, a medida que as pessoas cada vez mais percebem as oportunidades que existem nesta área.

 

 

Lojas virtuais, blogs, brechós online e até marketing de afiliados. As opções são muitas e chegam inclusive a causar bastante confusão na cabeça de quem não conhece muito bem o mercado.

 

Por isso mesmo, se você está querendo montar um negócio na Internet, nós da Inundaweb vamos te ajudar a encontrar um rumo para essa decisão, mostrando o que você precisa saber para decidir quais são os melhores caminhos.

 

Tenha os pés no chão

 

Transformar o seu negócio em um e-commerce não faz milagre, por isso, não entre nesse mercado já achando que vai ganhar muito dinheiro trabalhando pouco e sem conhecer as ferramentas e técnicas envolvidas no negócio.

 

Uma coisa é usar a Internet como pessoas física, navegando sem compromisso pelos sites, postando coisas engraçadas no Facebook e selfies no Instagram. Outra coisa, completamente diferente, é usar a Internet como um negócio.

 

Você pode sim, fazer muito dinheiro online, mas terá que encarar isso como um negócio sério. No mundo dos negócios na Internet, não existe mais espaço para amadorismo ou improviso. Por isso, se você quer saber como começar um negócio na Internet, esteja certo de estar disposto a se dedicar seriamente ao negócio.

 

Busque um nicho que você se identifique

 

Para montar um negócio online, em primeiro lugar você deve buscar um segmento com o qual você realmente se identifique.

 

Se você pretende que sua empresa venda produtos diretamente pela Internet, a melhor opção são as plataformas de e-commerce, como a Minha Super Loja, e faturar com as vendas em sua loja virtual.

 

Agora digamos que você não queira vender seus produtos online, mas sim captar clientes e investidores. Uma das opções de negócios para você montar na Internet possa ser um blog ou uma página no Facebook, onde você poderá ganhar dinheiro com o Google AdSense, programas de afiliados, postagens patrocinadas e venda de outros espaços publicitários.

 

Conheça todos os custos envolvidos

 

Outra dica para quem deseja saber como começar um negócio online é conhecer muito bem os custos envolvidos. É certo que você pode iniciar um negócio na Internet com um investimento muito baixo, mas isso não significa fazer investimento algum.

 

Seja um blog, uma loja virtual ou um brechó online, você terá que em primeiro lugar, investir na criação do site. Por isso, levante estes custos antes, para não ser surpreendido lá na frente, e ver seu negócio fracassar por falta de fôlego financeiro para mantê-lo.

 

Busque profissionais

 

No momento atual dos negócios online, essa é uma área para profissionais e não para curiosos. Por isso, busque capacitação através de bons cursos, ou, o mais recomendado, contrate uma empresa para gerir seu e-commerce.

 

Embora algumas coisas na Internet pareçam intuitivas, a verdade é que por trás de tudo que se faz no mundo online existe muita técnica e ferramentas bastante sofisticadas que ajudam em muito o desenvolvimento do seu negócio. Fuja de “gurus” e “vendedores de potes de ouro” que apresentam atalhos e fórmulas milagrosas para ganhar dinheiro online.

 

Elabore um plano de ação

 

Achar que dá para criar um negócio de sucesso na Internet, na base do improviso, é meio caminho andado para o fracasso.

 

Como no mundo físico, precisamos estabelecer um plano de negócios muito bem detalhado para que possamos alcançar nossos objetivos, estabelecendo metas e prazos, para que possamos avaliar constantemente a evolução do projeto e fazer as correções necessárias.

 

Para abrir um negócio online de sucesso, é preciso, antes de tudo, cuidar dos alicerces, para depois pensar no negócio em si. Se você queria saber como começar um negócio online, essas dicas são fundamentais. E se você precisar de ajuda para começar seu negócio, a Inundaweb está aqui para ajudar.

Gabriela Jahn

Gabriela Jahn Estudante de jornalismo, fotógrafa, redatora e produtora de conteúdo na Inundaweb. Adora melancia e tretas.

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!