Como abrir uma loja virtual

//E-commerce | por | 6 de Abril de 2016

O interesse em montar uma pequena loja virtual vem crescendo, principalmente entre os pequenos e médios empresários que desejam ingressar neste mercado – e com o aumento da crise, muitos empreendedores têm migrado de suas lojas físicas para o mundo online, para reduzir custos, segundo a matéria publicada pela revista Exame.

Começar uma loja virtual é um grande desafio para novos empresários que possuem recursos limitados, pois não se trata apenas de saber como montar a loja, mas sim encaixar o projeto dentro dos limites orçamentários – sem eliminar recursos tecnológicos que possam garantir o sucesso do negócio.

  • Processo de abertura de uma loja virtual

Abrir uma loja virtual se tornou uma grande oportunidade, como mostram os números da pesquisa realizada pelo Mercado Livre e Ibope Conecta: 81% dos empreendedores MPMEs (Micros, pequenas e médias empresas) de e-commerce entrevistados registraram crescimento das vendas em 2015 em um percentual maior do que o esperado.

O processo de abertura de um e-commerce engloba várias etapas, e nenhuma delas deve ser pulada – erro muito comum entre novos empresários do varejo online.  Confira a seguir cada uma das etapas:

 

  1. Planejamento do negócio
  2. Escolha da plataforma de e-commerce
  3. Determinação das formas de pagamento
  4. Escolha dos sistemas de segurança
  5. Marketing digital
  6. Logística
  7. Fidelização de clientes
  • Planejamento

O planejamento é a etapa mais importante do projeto de e-commerce, pois não se monta uma loja virtual de sucesso sem um investimento sólido no planejamento. Procure focar nos nichos de mercado, pois a concorrência é menor e suas chances de sucesso são maiores. Foque também no público e não no produto, pois você precisa saber exatamente quais são as necessidades dele para decidir sobre seu mix de produtos. É importante ressaltar que anteriormente à etapa do planejamento, deve-se realizar uma análise profunda do mercado e concorrência.

  • Escolha da plataforma

Escolher uma plataforma de e-commerce não é uma tarefa fácil, afinal ela é o sistema central de qualquer loja virtual. Atualmente contamos com muitas opções para criação e gerenciamento de lojas virtuais, mas o importante é identificar aquele que atenda às suas necessidades.

Existem três grandes grupos de plataformas de e-commerce:

 

  1. Plataformas Open Source
  2. Plataformas SaaS
  3. Plataformas Exclusivas

 

Aqui na Inundaweb nós utilizamos a plataforma open source de e-commerce que mais cresce no mundo, a Magento, que se adapta a todas as necessidades do cliente e oferece diversas funcionalidades e otimizações. O Magento é sem dúvida a melhor opção, pois ela é confiada por mais de 150 mil lojas, opera mais de 50 bilhões de dólares em vendas, e é dona de mais de 33% do mercado de e-commerce!

  • Formas de pagamento de sua loja virtual

Você deve prestar muita atenção na hora de escolher suas formas de pagamento, pois pode ser um fator decisivo na da compra. Existem diversas opções para sua loja: intermediadores de pagamento, boletos, débito em conta, etc.

  • Marketing Digital

Depois de abrir sua loja virtual, vem a etapa de divulgação. E a melhor maneira de fazê-lo é através do marketing de conteúdo, links patrocinados e mídias sociais. O marketing digital eleva sua posição nas buscas orgânicas do Google, fazendo sua loja ocupar os primeiros lugares!

redes-sociais

  • Logística

É preciso definir muito bem sua estratégia de entrega, pois a logística no e-commerce é um fator crucial para conquistar a satisfação dos clientes – uma entrega bem sucedida e dentro do prazo é a melhor forma de finalizar uma compra. É comum terceirizar este serviço, inclusive algumas empresas de logística possuem parcerias com transportadoras, oferecendo descontos para lojas virtuais.

proceed-to-checkout

  • Fidelização

É um erro acreditar que a venda acaba no momento da confirmação do pagamento. O atendimento pós-venda deve ser tão bem feito quanto o pré-venda, pois esse é o momento em que se gera fidelização dos clientes.

fidelização-clientes

A Inundaweb oferece a plataforma de e-commerce líder do mercado e ainda divulga sua loja virtual com as melhores técnicas de marketing digital! Entre em contato com nossos profissionais e agende uma avaliação!

Isabela Motta

Isabela Motta Estudante de Publicidade e Propaganda, redatora com foco em web e produção de conteúdo para social media na Inundaweb :D

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!