Chatbots para empresas facilitam o atendimento ao cliente

//E-commerce | por | 20 de janeiro de 2017
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Atualmente existem diversos canais de comunicação. São inúmeros aplicativos para ligações e mensagens instantâneas, quase todo mundo possui pelo menos um deles, como, o WhatsApp, Messenger e o Telegram. Muitas empresas, principalmente os e-commerce, já utilizam para diversos atendimentos aos seus clientes, pois são práticos e fáceis de utilizar. Com base nesse crescimento, esses canais passaram a evoluir e utilizar outras tecnologias que podem ajudar seus usuários, os chamados bots e chatbots.

 

Os chatbots são softwares de respostas automáticas colocados em aplicativos de mensagens. Eles são utilizados para facilitar o atendimento ao público. São programáveis de acordo com o objetivo da empresa ou com a funcionalidade que os usuários precisam. Diversas empresa estão investindo nessa ferramenta e utilizando para estreitar a relação com seus clientes.

 

Um bot pode ser utilizado para agilizar a resposta de várias mensagens, quando temos muitas questões parecidas ou abordando o mesmo assunto. Essa ferramenta pode ser programada apenas para responder automaticamente, seguindo regras e palavras-chaves, ou se adaptar de acordo com o uso dos usuários. Essa é apenas uma das finalidades dos bots.

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Entre os chats mais conhecidos, o Messenger, Telegram e o iMessage, possuem muitos chatbots para serem utilizados. No Telegram é possível achar bots para pesquisa de imagens, para saber a previsão do tempo, para fazer enquetes, etc. O Messenger possui uma parceria com a companhia área KLM. Com o chatbot deles é possível ter informações de seu voo, realizar seu check in e tirar dúvidas. Alguns aplicativos possuem loja e ajudam a criar seu bot.

 

E como isso pode ser bom para o meu negócio?

É mais um canal para o seu cliente entrar em contato com a sua empresa. Mas com a aplicação de bots é possível simplificar o atendimento para perguntas simples e conseguir solucionar dúvidas rapidamente.  Mas o uso do chatbot não deve substituir a interação com outra pessoa. Há situações que apenas um atendente pode resolver.

 

Algumas empresas estão usando os bots para pagamento, ou realização de pedidos. Isso facilita para empresas conhecerem o que agrada seu cliente, e ele terá maior praticidade.

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Os bots podem ter finalidades parecidas com as que são encontradas em um aplicativo, mas isso não é problema. Eles são desenvolvidos para complementar os que já existem, no caso dos chatbots é agregar algo a um chat. Dessa forma, o usuário não precisa baixar outro app e ocupar mais espaço em seu telefone. Além disso, o custo para a criação é mais baixo que outras estratégias.

 

Os bots e chatbots foram destaques em 2016 e serão tendência neste ano. Fique atento as novidades dessa tecnologia. E se quiser uma ajudinha para colocar um em seu negócio, entre em contato conosco. Iremos te ajudar a implantar a melhor maneira possível.

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Andrea Ross

Andrea Ross Estudante de Jornalismo, redatora e produtora de conteúdo na Inundaweb. Adora filmes e batata.

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