As diferenças entre User Interface e User Experience no desenvolvimento para web

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Os campos de User Interface (UI) e User Experience (UX) merecem uma atenção especial quando se pensa em desenvolvimento de conteúdo para a web. Mas afinal, o que são esses setores? Porque eles são tão importantes? E eles não são a mesma coisa?

.

Bom, definitivamente eles não são iguais. A confusão entre as áreas de UX e UI é muito comum por uma questão de nomenclatura e porque estão profundamente ligadas, seja por conhecimentos comuns entre elas a até por alguns processos de trabalho.

.

Para entender essa diferença, é preciso entender do que cada uma dessas áreas trata, então vamos lá:

.

User Experience (UX)

.

User Experience, ou em sua livre tradução Experiência do Usuário, se trata de emocional. Aí você para tudo e pensa: “como assim? ” Bom, a UX trata sobre o quanto o seu conteúdo ou interface é amigável com quem está interagindo com ele. Ela engloba todos os sentimentos que o usuário tem ao navegar, usar ler, ou consumir de forma geral, seu conteúdo.

.

O Norte dessa ciência é tornar a relação de um usuário com o produto mais natural e simples. E para isso, envolve toda a estratégia de design e desenvolvimento de um produto, como sua usabilidade, seu conteúdo e a arquitetura de informação que o envolve.

.

Afinal, a User Experience abrange todos os pontos de contato entre a empresa e o consumidor, desde o anúncio que o levou até a loja online, até a embalagem em que o produto foi entregue, passando por situações como, as interações nas redes oficiais da marca, atendimento via live chat, entre outros acontecimentos. Nestes casos, a UX considera a percepção afetiva do usuário em relação a marca, durante todo esse processo.

.

User Interface (UI)

.

O User Interface (UI), ou Interface do Usuário, é responsável pelo modo como o usuário interage com o seu produto. Ou seja, toda a ação que uma pessoa fizer dentro de sua plataforma, ou em busca de um produto é parte responsável do UI.

.

O User Interface Design é o projeto de interfaces de usuário para máquinas e softwares, tais como computadores, eletrodomésticos, dispositivos móveis e outros dispositivos eletrônicos, com o foco na maximização da usabilidade e experiência do usuário. O objetivo do design de interface do usuário é fazer com que a interação do usuário o mais simples e eficiente possível, em termos de realizar objetivos de usuário, como uma compra por exemplo.

.

Um bom design de interface de usuário facilita a terminar a tarefa em mãos sem chamar atenção desnecessária para si. O design gráfico e tipografia são utilizados para apoiar a sua usabilidade, influenciando a forma como o usuário executa certas interações e melhorar o apelo estético do projeto; estética de design pode aumentar ou diminuir a capacidade dos usuários para utilizar as funções da interface.

.

Um botão, um rodapé, um pop-up, todos esses elementos são parte do processo de design que tem como objetivo equilibrar a funcionalidade técnica e elementos visuais para criar um sistema que não só está operacional, mas também pode ser usado e adaptável à evolução das necessidades do usuário.

.

Seja ela um site, um app, um sistema, um jogo, um celular, um tablet, um produto. O UI design além de auxiliar de forma direta a otimização de uma plataforma, é responsável direto pelo aumento de KPI’s (Key Performance Indicators, Indicadores-Chave de Performance). Quando se trata de E-Commerces, o UI adapta os layouts, para que usuários de dispositivos móveis tenham a melhor experiência possível ao navegar em seu site, gerando um maior número de visitas a plataforma, que acabam convertendo em um maior número de vendas.

.

Resumindo:

.

Para que o fruto do seu trabalho cause uma boa impressão no usuário, é importante que todo o processo vivido pelo consumidor seja positivo. A hierarquia de informações e todos os pontos de contato entre o usuário e o produto devem ser planejados com muito cuidado pelo UX Designer, enquanto que o UI Designer apresenta essas informações de maneira clara e visualmente interessante.

.

E para ilustrar melhor essas diferenças, segue esse exemplo produzido pela edlea.org

.

centerline-digital-ux-vs-ui-050613-5-638

.

 

Mas qual é o motivo de toda essa confusão?

.

O motivo que é responsável pela maioria das dúvidas que as pessoas têm em relação às duas áreas, está relacionado à falta de compreensão dos processos que são destinados a cada uma delas. Mas o que você precisa saber é que UX abrange processos como pesquisa, análise de dados, entrevistas com usuários, testes de usabilidade e também fazem parte deles o design de interface e o visual design que são processos de UI.

.

Se apesar de todo esse discurso de como funcionam a UX e a UI você não entendeu como elas funcionam na prática, é só olhar para o site da Inundaweb. Ora, aqui mesmo. O nosso blog é resultado de diversas análises e estudos pensados em UX e UI. Prova disso é o nosso design responsivo. Não sabe o que é isso? Então continue a ler.

.

Design Responsivo

.

O Design Responsivo é um conceito de otimização da estrutura e do design de sites para diferentes dispositivos. Mas não é apenas fazer com que o conteúdo de um desktop caiba na tela de um celular. Afinal, quando um site responsivo é aberto em um celular, ele se adapta automaticamente ao tamanho do display e oferece o conteúdo de uma forma adaptada. Hoje o design responsivo seria como um requisito básico de um site para que o usuário possa navegar independente do dispositivo, seja computador, tablet ou celular.

.

E para entender mais, segue mais um exemplo produzido pela edlea.org

.

tumblr_nmr2st4dkd1u4thvbo1_1280

.

Vale lembrar que para otimizar a User Interface e o User Experience do seu produto é necessário o trabalho de profissionais. Contratar uma agência é uma ótima opção, seja para desenvolver e administrar lojas virtuais, sites institucionais ou blogs.

.

A Inundaweb oferece um serviço completo de User Interface Design e User Experience Design no desenvolvimento web. Para saber mais sobre o nosso trabalho e nossos clientes clique aqui!

.

Um exemplo de nossa produção para o mundo online é o site do coach Pedro Medula, que possui design responsivo e é pensado e desenvolvido baseado no UX e UI Design.

.

Gostou desse artigo? Tem algum exemplo legal para partilhar com a gente? Comente! Para ter acesso a mais dicas e notícias sobre marketing digital acompanhe nossas redes sociais e nosso blog.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Gabriela Jahn

Gabriela Jahn Estudante de jornalismo, fotógrafa, redatora e produtora de conteúdo na Inundaweb. Adora melancia e tretas.

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!