8 dicas para evoluir na carreira de Marketing Digital

//Marketing Digital | por | 13 de dezembro de 2016
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Você já está trabalhando na área de Marketing Digital, mas sabe que ainda tem muito a aprender e crescer na profissão. O mercado de trabalho oferece ótimas oportunidades e necessita profissionais qualificados. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para ajudar no crescimento da sua carreira.

 

1) Conhecimento

A indústria do marketing digital oferece um crescimento rápido comparada a outras áreas. Porém, é uma área em que você precisa estar em constante aprendizado, já que, as tecnologias e ferramentas mudam ou evoluem com bastante frequência, exigindo que o profissional esteja sempre capacitado e melhorando seu estudo. É preciso saber as terminologias utilizadas na área, são siglas como PPC (Pay-Per-Click), SEM (Search Engine Marketing) e SEO (Search Engine Optimatization), que você já deve ouvir e irá escutar bastante, é necessário sabe-las e entender o que cada uma é. Além dessas há muitas outras que podem facilitar seu desempenho e como transmitir seu conhecimento para os colegas de empresa.

O conhecimento adquirido em prática irá ajudar em projetos futuros, mas o conhecimento teórico pode ser fundamental na hora de analisar passos seguintes e os resultados obtidos.

Muitas pessoas entram na área com diplomação fora de marketing, ou sem diplomação qualquer, isso não impede de conseguirem boas posições nas empresas. Muitos especialistas recomendam ter graduação na área de comunicação, pois o conhecimento adquirido nesses cursos ajuda a entendem alguns dos processos realizados. Ainda não há nas universidades um curso regular de graduação em Marketing Digital, mas há muitas especializações outros cursos que focam nisso.

 

2) Mantenha-se atualizado

A prática será onde você aprenderá mais, é onde o seu aprendizado será utilizado e subestimado. Pode ser cliché, mas sempre será necessário se atualizar e aqueles que não acompanham as inovações perderão chances de crescer. Lembre-se que o conhecimento adquirido sempre será utilizado.

Você precisa se manter em dia com as notícias da indústria, seguindo os principais sites de marketing digital e pessoas influentes nas mídias sociais. Acompanhe os sites das principais redes utilizadas como Google, Facebook e Twitter, que ajustam regularmente suas plataformas de publicidade paga e algoritmos, ferramentas importantes para sua área.

Aqui estão algumas recomendações sobre sites para começar:

  • SEO – Moz , destilada , SEOGadget , Search Engine Land
  • PPC – PPC herói , Search Engine Land
  • Social Media – Mídia Social Examiner , Social Media Today
  • Conteúdo – Hubspot

3) As métricas serão seu oráculo

As métricas estão presentes em todas as redes usadas, é onde você consegue ver os resultados mensais, semanais e diários, ali você pode entender melhor o comportamento do público-alvo de seu cliente, como estão recebendo as estratégias utilizadas, entre outras funções.

Compreender o que você está analisando é essencial, cada valor e número coletado será utilizado para os passos seguintes. Entender o que cada dado coletado significa ajuda na elaboração de ações mais pontuais, ou na decisão de onde investir mais. Os dados obtidos devem ser interpretados e entendidos pelo profissional, essas informações serão transmitidas ao cliente, que pode não compreender e precisará de explicações.

 

4) Entendimento em forma de T

Esse termo refere-se a ter uma compreensão básica de várias disciplinas de marketing, mas especializado em uma ou duas habilidades específicas.

Não é incomum para as empresas encontrarem candidatos com uma ampla habilidade marketing digital definido, para que ele permeie em diferentes canais. Mas o “entendimento em T” também irá torná-lo melhor equipado para escolher um caminho mais específico. Seu conhecimento irá se especificar de acordo com a habilidade que encontrar na área.

 

5) Obter Nerdy

O marketing digital muitas vezes pode ser interpretado como uma área bastante glamorosa, mas verdade seja dita, muitas vezes é mais técnico e baseado em dados impulsionados que muito não gostam de admitir. Você não será o desenvolvedor de websites a partir do zero, mas você vai comunicar a sua estratégia de marketing para uma equipe de desenvolvedores e designers que têm a responsabilidade de incorporar as suas recomendações.

Um conhecimento básico de HTML e design gráfico iria ajudar a fazer você se destacar entre os candidatos tecnicamente menos ocupados. Com isso, poderá entender melhor o processo de criação e facilitará na comunicação de ideias, resultando em um trabalho exemplar.

 

6) Networking

Cercar-se de pessoas mais talentosas do que você mesmo. As pessoas que você encontra serão a sua rede de apoio quando você tiver problemas, bem como ajudar a abrir portas para oportunidades que você não poderia ter encontrado de outra forma.

Participe de encontros e conferências do setor para cultivar relacionamentos com outros profissionais de marketing digital e melhorar o seu conjunto de habilidades por meio de workshops e apresentações em profundidade. São ótimas oportunidades para atualização e compartilhamento de ideias.

 

7) Projetos Pessoais

Experimente suas próprias ideias e não apenas discuta sobre opiniões dos líderes da indústria como um evangelho. Cada comerciante digital deve ter projetos pessoais para testar teorias, tentar sua mão em várias disciplinas (SEO, PPC, Social Media, Marketing de Conteúdo etc.) e ser capaz de assumir a responsabilidade pelo sucesso ou fracasso de um projeto.

 

8) Construa a sua marca pessoal

Gosta de si mesmo como um figurão marketing digital, mas você não tem presença on-line visível? É necessário está presente on-line e off-line. Se você quer mostrar a um empregador que você pode construir a visibilidade da sua empresa, então você precisa mostrar que você pode em primeiro lugar, construir a sua própria marca pessoal. A forte presença pode ser o fator decisivo para futuros empregos, esse diferencial pode ajudar a conseguir uma ótima vaga.

 

Gostou das dicas? Confira mais informações sobre o mundo do marketing digital em nosso blog.

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Andrea Ross

Andrea Ross Estudante de Jornalismo, redatora e produtora de conteúdo na Inundaweb. Adora filmes e batata.

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