5 formas de usar o GIF em sua estratégia de Marketing Digital

//Marketing Digital | por | 2 de fevereiro de 2017

O GIF é um formato de imagem presente na Internet desde 1987. E hoje faz muito sucesso nas mídias sociais, no WhatsApp e é muito utilizado por empresas para atrair a atenção do público. Os GIFs podem ser compostos por trechos de vídeos, sequência de imagens ou uma imagem estática com um pequeno movimento.

 

5 formas de usar o GIF em sua estratégia de Marketing Digital

 

A vantagem de usar o GIF é que eles geralmente mexem com o emocional do público, causam reações ou sentimentos. O usuário pode parar apenas para ver o que acontecerá, é possível estimular a curiosidade ou surpreender.

A maneira que será utilizada esse formato dependerá do objetivo desejado. É possível usar para anunciar produtos, promoções ou ser colocado em um e-mail marketing. Cada canal possui suas características e uma forma para usar o GIF. Trouxemos você como usar nos principais canais de contato com seu cliente:

 

Mídias Sociais

Quando se trata de empresas, pode ser utilizado para anunciar produtos ou serviços, mostrar variações, mostrar o funcionamento de ferramentas. É muito importante que deixe claro que está veiculado a uma marca. Use a criatividade, crie e surpreenda o usuário!

Veja esse exemplo do Guaraná Kuat:

 

 

Chatbots

 

Além do uso em postagens, esse formato está presente nos chats de algumas redes. Eles estão como chatbots inbound. O usuário pode colocar um GIF na conversa clicando no ícone que está conectado ao site de GIFs, como o GIPHY. O Messenger e o Twitter já possuem opções de procurar as imagens diretos dos sites. E o WhatsApp também terá essa função, ela está disponível para alguns sistemas.

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E-mail Marketing

 

É possível usar no e-mail marketing, colocando elementos que chamem atenção do cliente para clicar e entrar no negócio. Ou mesmo colocando em destaque um GIF animado que mostre o produto, como a Dell fez.

Eles utilizaram um GIF em um e-mail para apresentar um novo modelo de notebook. A escolha foi feita para mostrar como acontecia a transformação de notebook em tablet. E os resultados obtidos com essa campanha foram bem interessantes. Houve 42% de aumento da taxa de clicks; 103% de aumento da taxa de conversão e 109% de aumento em sua receita.

 

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Além disso, alguns elementos animados fazem o público parar para ver o resultado da animação. Fazendo com que preste mais atenção ao que está a sua frente. É possível apresentar a variações do produto em apenas um e-mail, assim há maior otimização do que será enviado. Esse e-mail pode conter outras informações e serviços.

 

E-commerce

 

Há diversas formas de utilizar os GIFs, pode ser dando destaque para o Call to Action ou usando cronômetros, que são úteis para promoções temporárias. Eles trarão uma nova emoção ao cliente atingindo, podendo ser de expectativa pelo tempo que está acabando ou de seguir o movimento e clicar no botão.

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Blog

 

É normal ver posts de blogs com imagens e vídeos. Todo mundo prefere ler e ter uma referência visual para entender melhor o conteúdo. E por que não colocar GIFs para deixar a leitura mais leve e divertida. Há muito deles que ajudam a explicar o conteúdo, pois mostram o passo a passo. Outros são retirados de vídeos, mostram um trecho em destaque. Isso facilita a leitura do usuário, que além de entender melhor pode compartilhar a imagem, sem ter problemas com seu tamanho. Esse post possui diversos GIFs para mostrar a praticidade e o uso deles.

Vale lembrar que o GIF é simples de fazer e não exige grandes gastos. Eles podem ser feitos de animação, sequência de imagens ou retirados de vídeos. São considerados arquivos leves, mas possuem algumas limitações. Lembre-se que o uso constante pode cansar o usuário!

 

Se precisar de uma ajudinha para utilizar os GIFs em seu conteúdo, fale conosco!

 

 

Andrea Ross

Andrea Ross Estudante de Jornalismo, redatora e produtora de conteúdo na Inundaweb. Adora filmes e batata.

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