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A importância de preparar o seu e-commerce para a Black Friday

black-friday
Conhecida até mesmo como Natal do e-commerce, a Black Friday é considerada o evento mais importante para o varejo brasileiro. Apesar do cenário econômico deste ano, a expectativa é de que as vendas cresçam ainda mais, uma vez que os consumidores estão buscando por promoções e boas condições para gastarem suas economias.
Em 2014, de acordo com a E-bit, empresa especializada em informações e avaliações de lojas virtuais, a Black Friday movimentou cerca de R$1,16 bilhão em compras online. Outra pesquisa, realizada pela equipe de varejo do Google, revelou que 82% dos internautas que compraram na Black Friday do último ano pretendem voltar a comprar este ano. Além disso, 1 em cada 3 internautas que não aproveitaram a data em 2014 espera realizar compras neste ano.
Sabendo disso, é claro que quem tem uma loja virtual não pode ficar de fora. Seja para aumentar as vendas, liberar estoque ou conquistar novos clientes, é fundamental que o seu e-commerce esteja preparado para essas horas valiosas de faturamento.
 
Planejamento
Para que tudo funcione perfeitamente, o primeiro passo é planejar todos os processos do e-commerce. Ou seja, quais serão os descontos e condições oferecidas, como irá funcionar a logística nestes dias de muita demanda, a preparação tecnológica do e-commerce e, claro, como tudo isso será divulgado através do marketing digital.
 

Small business owner at desk and using computer --- Image by © Samantha Mitchell/Corbis
Small business owner at desk and using computer — Image by © Samantha Mitchell/Corbis

E-commerce
Para que a sua loja funcione corretamente, suporte o aumento de acessos e fique clara e prática para o usuário é importante cuidar de alguns pontos:

  • Tecnologia: é extremamente importante que a plataforma esteja preparada para este pico de acessos, isso evita que o site caia e você tenha suas vendas prejudicadas. Mais que isso, o ideal é que o usuário também possa navegar tranquilamente pela loja, sem que as páginas ou imagens demorem para carregar.

 
 

  • Usabilidade: além de ter o e-commerce em pleno funcionamento, o cliente também deve encontrar os produtos e informações sobre o mesmo com facilidade. Além disso, a página de checkout, por exemplo, deve ser prática e rápida, assim o usuário não irá desistir da compra por causa de um cadastro complexo.

 
Logística
De nada adianta ter um volume alto de vendas se depois seu cliente não ficar satisfeito com as condições de entrega e prazos, por exemplo. Por isso, se atente a estes dois pontos principais:

  • Estoque: ao preparar uma campanha com a proporção da Black Friday é preciso preparar o estoque dos produtos com preços promocionais. Assim seu cliente não irá optar pela concorrência ou efetuar reclamações.
  • Entrega: com o aumento das vendas é preciso estar preparado para que todos os pedidos sejam entregues no prazo prometido. O fato de conseguir manter um prazo curto de entrega na Black Friday é uma ótima vantagem perante a concorrência.

 
Marketing digital

09 Jan 2015 --- The middle-aged man working in business --- Image by © Yi Lu/Viewstock/Corbis
09 Jan 2015 — The middle-aged man working in business — Image by © Yi Lu/Viewstock/Corbis

Tenha em mente que em uma data de tanta movimentação e promoções, todos os seus concorrentes estarão anunciando e buscando ganhar destaque. Por isso, invista em uma comunicação completa, ou seja, anúncios no Google AdWords, Mídias Sociais, E-mail Marketing e SEO (onde são feitas otimizações para que o seu e-commerce tenha melhor posicionamento nos mecanismos de busca, como o Google).
 
Confira alguns dos clientes aqui da Inunda participantes da Black Friday 2015:

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